PUB
Recheio 2024 Institucional

Festival de ciência esta terça-feira no Porto

Festival de ciência esta terça-feira no Porto
O programa Ciência Viva celebra 20 anos e assinala a data com um cruzeiro científico, a bordo da caravela Vera Cruz, promovendo esta terça-feira, no Porto, um festival de ciência ao ar livre, no Jardim do Passeio Alegre, entre as 12h30 e as 19h30.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A iniciativa “Ao Leme com a Ciência Viva” começou no passado dia 2 e termina esta terça-feira, com a caravela Vera Cruz atracada no Cais da Estiva, no Porto, aberta a visitas, e, em terra, no Jardim do Passeio Alegre, com um festival de ciência ao ar livre, organizado pelo Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, em colaboração com outras instituições, segundo o comunicado da organização.

A bordo da caravela Vera Cruz seguem oito jovens investigadores, na casa dos 20 anos, e uma equipa de reportagem. Depois de terem passado por Sines (dia 2 de agosto), Lisboa (dia 4), Ílhavo (dia 7), a caravela chegou agora ao Porto.
Entre as atividades abertas ao público, previstas para esta terça-feira, destacam-se navegar guiado pelo sol e pelas estrelas, observar à lupa pequenos crustáceos, calcular a idade dos peixes, investigar como ocorre a acidificação dos oceanos, conhecer fármacos vindos do mar, degustar produtos preparados com algas marinhas, construir um mapa do céu noturno, simular o combate a um desastre ecológico, devido ao derramamento de petróleo, e conhecer a vida que existe na zona entre marés. O evento é organizado pelo Pavilhão do Conhecimento-Centro Ciência Viva juntamente com várias instituições científicas da região Norte, como o Planetário do Porto e Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (UP), o Museu de História Natural e da Ciência da UP, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, os centros Ciência Viva de Bragança, Vila do Conde e Guimarães, o Instituto Politécnico de Bragança, a Associação ALDEIA, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, o Laboratório da Paisagem de Guimarães e ainda o Science Through Our Lives.
O programa Ciência Viva no Verão em Rede continua até 15 de setembro, com mais de mil atividades em todo o país, segundo o comunicado da organização.
O programa do festival no Porto pode ser consultado em http://www.cienciaviva.pt/veraocv/2016/aoleme/porto.asp
PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem