PUB
Recheio 2024 Institucional

Festival DDD arranca com espetáculo “Encantado”

Festival DDD arranca com espetáculo

A próxima edição do festival “Dias da Dança”, que acontece entre 18 e 30 de abril de 2023, nas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos vai abrir com o novo espetáculo de um dos nomes principais da dança contemporânea brasileira, Lia Rodrigues.

Segundo informações já avançadas pelos promotores, a artista vai levar ao Teatro Rivoli “Encantado”, uma peça com 11 intérpretes que reflete “o estado atual de um país em convulsão”.

“Na cultura afro-brasileira, os «encantados» são entidades animadas que navegam entre céu e terra, dunas e rochas, transformando-os em lugares sagrados. São estas forças misteriosas, intimamente ligadas à natureza, que estão na base deste espetáculo”, explica a empresa municipal Ágora.

O espetáculo terá sido pensado numa altura em que o país de Lia Rodrigues, em particular, e o mundo, em geral, enfrentavam uma pandemia como já não havia memória, o que levou a coreógrafa a questionar-se sobre a forma como “poderíamos encantar os nossos medos”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Assim, nasceu “Encantado”, uma “coreografia hipnotizante para 11 intérpretes e muitos tecidos em que essas forças, tal como os «encantados», viajam de um corpo para o outro”.

Importante referir que, como recorda a organização do DDD, Lia Rodrigues criou o Centro de Artes da Maré, em 2009, e a Escola Livre de Danças da Maré, em 2011, ambos no Rio de Janeiro, onde desenvolve um trabalho de criação artística com a comunidade local. Adicionalmente, é presença assídua nos palcos europeus, tendo já apresentado várias obras em Portugal, entre elas “Pindorama” (Serralves, 2014), “Para que o sol não caia” (Campo Alegre, 2017) e “Fúria  (Teatro Nacional São João, DDD 2019).

Foto: Sammi Landweer (Festival DDD)

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem