PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos deixa as ruas e chega a casa dos portugueses

Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos deixa as ruas e chega a casa dos portugueses

Empenhado em contrair os obstáculos originados pela pandemia de covid-19 e em transformar as adversidades em oportunidades, o município de Bragança vai levar a casa de todos os portugueses o Festival do Butelo e das Casulas e Carnaval dos Caretos, num formato online, que arranca já no próximo dia 1 de fevereiro. 

“Criativo e inovador”, assim caracteriza a Câmara Municipal o evento, que pode ser assistido “a qualquer hora, a partir de qualquer lugar e à distância de um simples clique”. 

O Festival do Butelo e das Casulas acontece de 1 a 16 de fevereiro, virtualmente, através da plataforma Dott/Ctt e contará com a participação de 17 produtores do concelho. 

Além do butelo e das casulas, os produtores terão disponíveis para venda outros enchidos do fumeiro regional, como salpicões e chouriças”, e produtos locais como vinho, azeite, mel e artesanato regional. 

Em comunicado enviado às redações, a autarquia revela que investirá cerca de 14 mil euros nesta iniciativa, que visa “apoiar os produtores locais e continuar a dinamizar a cultura e as tradições brigantinas”.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A partir de casa, os “apreciadores da boa gastronomia” poderão também aprender a confecionar alguns pratos à base de produtos locais, com chefes que vão “colocar aos mãos na massa” e revelar alguns dos seus segredos na cozinha.   

Já o Carnaval dos Caretos 2021, que também chega à casa dos portugueses de forma digital, contará com oficinas pedagógicas, destinadas, sobretudo, à comunidade escolar, a exposição de um artesão de máscaras e “Diálogos com Arte”. 

Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, os mais pequenos poderão aprender online, e sob a orientação de artesãos, a construir máscaras em lata e fatos de caretos do território de Bragança.  No dia seguinte, 13 de fevereiro, acontece a inauguração da exposição “Máscara: o ser e o fazer”, do artesão Isidro Rodrigues, no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, seguida de “Diálogos com Arte”, com António Tiza e Isidro Rodrigues.  

As festividades de Carnaval terminam no dia 16 de fevereiro, com o ator André Gago a falar sobre “O Papel da Máscara no Teatro”, na iniciativa “Diálogos com Arte”.  De referir estas iniciativas serão transmitidas na página de facebook do município de Bragança.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem