Philips S9000

Festival Beast regressa em modo ‘online’

Festival Beast regressa em modo ‘online’

A quarta edição do Beast International Film Festival vai decorrer de 24 de março a 4 de abril, totalmente ‘online’, na plataforma Filmin Portugal. A Roménia é o país em foco.

Dedicado ao cinema dos países de Leste, o festival Beast está de volta para a sua quarta edição, a decorrer em dois momentos: o ‘online’, primeiro; e o presencial, depois do fim oficial da edição, até junho, com sessões em sala.

A programação, que será a mesma nas duas “versões”, contempla 60 filmes e atividades paralelas, como entrevistas e conteúdos a divulgar nas redes sociais do festival, bem como uma secção educativa, com aulas e oficinas para profissionais.

O programa divide-se entre o lado competitivo e secções focadas no documentário, em filmes experimentais e em criações de estudantes de cinema. O primeiro momento do festival acontece de 24 a 28 de março, sendo que os filmes ficarão disponíveis na plataforma Filmin Portugal até 4 de abril.

A Roménia é o país em foco nesta quarta edição e a Sessão de Abertura exibe um dos mais aclamados documentários de 2020: “Ivana The Terrible”, a segunda longa-metragem da realizadora Ivana Mladenović.

O programa também incluirá sessões dedicadas a outros documentários da Roménia, como “Acasa, My Home”, do realizador e jornalista investigativo Radu Ciorniciuc, e “The Distance Between Me and Me”, das diretoras Dana Bunescu e Mona Nicoară, que abre espaço para reflexões profundas a partir da figura icónica da artista romena Nina Cassian.

Para além do Focus Country, as secções competitivas EastWave, EastDoc e experimentalEAST também serão destaques do festival, com médias e curtas metragens que mostram o trabalho de jovens talentos emergentes da Europa Central e de Leste.

Depois, até junho, haverá exibições mensais especiais, eventos e a realização do projeto Visegrad Film Hub, “que promete trazer ainda mais novidades do circuito de cinema da Europa de Leste a Portugal, como exibições únicas, workshops e masterclasses com talentos da indústria”, salienta a organização.

“Caso as diretrizes de saúde portuguesas atestem a segurança para eventos presenciais limitados durante os meses de abril a junho, essas atividades serão realizadas em sítios culturais como o Cinema da Trindade, Cinema Passos Manuel, Casa das Artes e a Biblioteca Municipal Almeida Garrett”, acrescenta.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=fasetexto&utm_campaign=pli