Revista Sabe Bem 67 - PD

Festival “A Poesia está na Rua”

Festival “A Poesia está na Rua”
O clássico do cinema erótico “Nove Semanas e Meia” vai servir de inspiração ao evento, que promete despertar sensações, “um pouquinho de cada vez”, ao longo dos 66 dias de festival. Albano Martins, escritor homenageado em 2011 pelos 80 anos de idade e 60 de andanças literárias, Mário Augusto, que escolheu os nove filmes eróticos a passar durante o evento, o poeta e tradutor Casimiro de Brito, Marta Crawford e Rui Zink são alguns dos convidados desta edição.

poesia2Um tema pouco convencional

Apesar de ser uma inspiração pouco explorada nos festivais culturais, é inegável a presença do erotismo no nosso dia-a-dia. “Embora este não seja um tema convencional, não podemos dizer que ele está ausente do nosso quotidiano, mesmo do mais popular”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes. “Se não olhemos para as quadras populares, muitas vezes improvisadas, como nos cantares ao desafio. Não são os “Lusíadas”, uma elegia erótica?”, questionou o autarca, na apresentação do programa deste ano, explicando a escolha de um tema “democrático e que todos, mais do que verbalizar, praticam e sentem”.

Concelho mobilizado pela poesia

Neste festival, que pretende levar a poesia a “lugares onde não é suposto ouvi-la e/ou dizê-la”, o envolvimento do município está garantido. “Contamos com a participação da universidade sénior, das escolas, associações, juntas de freguesia, que organizam um programa próprio, subordinado ao tema proposto e em que todos os participantes se entregam com muito entusiasmo ao trabalho”, afirmou a responsável pelo pelouro da Cultura da autarquia, Júlia Godinho.

A vereadora revelou ainda que, este ano, o comércio tradicional, os hotéis, cafés, bares, restaurantes, salões de cabeleireiro, centros de estética e arte, discotecas e taxistas decidiram juntar-se ao festival “A Poesia está na Rua”. “(…) expressaram a sua vontade de participar e acolheram entusiasticamente os nossos desafios, na tentativa de, mais uma vez, envolver toda a comunidade neste evento que é já reconhecido dentro e fora do nosso concelho”, apontou a responsável.

poesia3Nove semanas e meia de homenagem à poesia

De acordo com Alberto Serra, comissário do programa, o desafio começa logo no primeiro dia do festival. “Em tempo de ‘vacas magras’ o convite está lançado: a 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, propomos um dia com promoções e ofertas especiais de artigos e produtos que estimulem a imaginação erótica de quem vai às compras”, referiu.

Ainda no dia 21 há a poesia de Albano Martins, analisada pelo ensaísta e crítico literário Fernando Martinho. “E porque o dia é longo e não há amor sem literatura, num motel próximo, uma Orquídea Selvagem germina no corpo de uma bailarina. Momento de puro deleite”, descreve o elemento da organização.

Até ao dia 25 de Maio, a poesia erotiza a linguagem e os gestos em vários locais de Santo Tirso. Rui Zink promete demonstrar como é que o erotismo contaminou as artes e Marta Crawford orienta “conversas sem tabus”. O Mercado Municipal vai acolher o “grupo de pessoas que gostam de subir às árvores para dizer poesia” e há ainda espaço para a apresentação dos trabalhos do Clube dos Pequenos Poetas, da Escola Básica de Vila das Aves.

Mariana Albuquerque

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=062022-douradadamadeira&utm_campaign=sabordomes

Viva! no Instagram. Siga-nos.