Sabor do mês PD - peixe

Festas do Senhor de Matosinhos regressam esta sexta-feira

Festas do Senhor de Matosinhos regressam esta sexta-feira

As Festas do Senhor de Matosinhos regressam este ano às ruas e locais emblemáticos do município, entre os dias 20 de maio e 12 e junho.

Nesta edição de uma das festas mais populares do Norte, pode contar com farturas, com o fogo dos bonecos, os carrocéis, a Feira da Louça, o fogo de artifício, exposições, concertos, folclore, sardinhas assadas, a Feira de Artesanato e as ruas decoradas a preceito.

Entre os destaques principais, está o concerto de David Carreira, que terá lugar nos jardins da Biblioteca Florbela Espanca, no dia 3 de junho, e o habitual espetáculo de fogo de artifício no dia seguinte.

Já no dia 5, a Solene Procissão do Bom Jesus de Matosinhos, está marcada para as 16h00 e irá percorrer as ruas da cidade até ao Monumento do Senhor do Padrão.

“Esta grandiosa festa popular, um dos símbolos mais vivos da nossa identidade, tem na sua origem a imagem do Senhor de Matosinhos. Do outrora Mosteiro de Bouças até ao Bom Jesus de Matosinhos contam-se muitos milagres, lendas e sobretudo diversas manifestações de fé. A riqueza deste património religioso, possível de testemunhar no Museu do Bom Jesus da Misericórdia de Matosinhos, ultrapassa em larga escala a nossa cidade e até o nosso país, como atesta a sua devoção espalhada pelo mundo. Está, por isso, lançado o convite para mergulhar neste mar de cultura popular, assistir à procissão, observar os altares cuidadosamente ornamentados e visitar cada um dos vendedores ambulantes”, explicou Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos.

As Festas do Senhor de Matosinhos vão decorrer até ao dia 12 de junho e contarão ainda com “exposições, apresentações de filmes, encontros e desfiles de tunas e de associações de Matosinhos, concurso de serenatas e sessões de poesia e de fado”.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes