As Festas do Senhor de Matosinhos, agendadas para 22 de maio a 14 de junho, foram canceladas. A decisão foi anunciada na noite de terça-feira pela Câmara Municipal, depois de ter sido aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo.
Em comunicado, a autarquia explica que “considerou não estarem reunidas as condições necessárias para a sua realização, tendo em conta o cenário de pandemia que se vive no país”.
“Todos os intervenientes estão conscientes da penalização económica que esta circunstância trará aos operadores deste tipo de festas e romarias”, referiu o vice-presidente da Câmara Municipal, Fernando Rocha, e também presidente da Associação para a Animação da Cidade de Matosinhos (ANCIMA) – entidade coorganizadora das festas -, citado na nota divulgada, acrescentando que, depois de consultadas as autoridades de saúde, “nenhuma outra decisão poderia ser tomada, tendo em conta o quadro que atualmente vivemos”.
O autarca adiantou ainda que está a ser articulada com a Paróquia de Matosinhos “uma fórmula que permita que o Dia do Senhor de Matosinhos, que este ano se celebra a 2 de junho, seja assinalado”.
Importante referir que esta é a primeira vez, em quase 700 anos de história, que as Festas do Senhor de Matosinhos são canceladas, juntando-se às outras duas romarias – Festas da Senhora da Hora e Festas do Mártir São Sebastião, que, pelas mesmas razões, já haviam sido também canceladas.
Foto: CM Matosinhos