Sabor do mês PD - peixe

Festa dos 90 anos do Rivoli começa esta terça-feira

Festa dos 90 anos do Rivoli começa esta terça-feira

A celebração dos 90 anos do Teatro Rivoli arranca esta terça-feira nos Maus Hábitos com a apresentação da instalação “POROMECHANICS”, de Catarina Martins, pelas 19.30h.

Até dia 21, sexta-feira, uma escultura de uma baleia bicéfala, em posição de sono estará em diálogo com uma coleção de vídeo-retratos de coreógrafos, apresentados como oráculos, para visitar.

“A iniciativa de retratar diferentes artistas, momentos após terem sido induzidos a estados de imersão, por meio de ativação física e sonora, vem potenciar a ideia de acesso às suas caixas negras, promovendo a ativação do sistema nervoso parassimpático e a aparição do discurso subconsciente”.

Além dos dois polos do Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre), as atividades passarão também pelo Coliseu Porto Ageas, Palácio do Bolhão, Maus Hábitos, cinema Passos Manuel e pela Câmara Municipal do Porto.


As comemorações arrancam esta terça-feira, dia 18 de janeiro e estendem-se até ao dia 23 e terão como grande destaque o teatro, a dança, o circo contemporâneo, a literatura, a instalação de vídeo e a música.

Tiago Guedes, diretor artístico do Teatro Municipal do Porto, retrata esta comemoração como “uma ode aos artistas do Porto e um grande agradecimento pela resiliência e pela capacidade inventiva e de trabalho de todos”.

Para dia 19, o Rivoli propõe três eventos em três espaços diferentes. Nos Paços do Concelho, pelas 18h, será possível ver o lançamento de uma edição dupla dos Cadernos do Rivoli, organizada por Tiago Bartolomeu Gomes, com o foco direcionado para a observação do modo “como um teatro pode testemunhar a cidade, nela tomando parte e, a partir dela, contribuir para a memória coletiva e cultural”.

Já o Grande Auditório do Rivoli conta com a presença da companhia teatral portuense Palmilha Dentada com a apresentação de “12 Efeitos de Luz”, que retrata a história sobre “o interior da cabeça de um homem que está num banco de jardim a dar milho aos pombos”. O espetáculo começa as 19.30h e estará disponível nos dias 20, 22 e 23 de janeiro.

No mesmo dia, 19 de janeiro, o Rivoli traz uma sessão especial de aniversário das Quintas de Leitura protagonizado através do tema “ No teu rosto começa a madrugada” onde junta “nove poetas de gerações diferentes, todos indissoluvelmente ligados a este Porto de aço, onde a palavra liberdade é inoxidável”. Esta sessão poderá ser vista também dia 20 pelas 22h. no Coliseu Porto Ageas.

De 20 a 23 de janeiro, Inês e Teia Campos vão até ao Teatro do Campo Alegre com o espetáculo “CASTOR & POLLUX”, onde escolas e famílias estão convidadas a assistir a teatro e circo. Nestes mesmos dias, no Palácio do Bolhão, a companhia Erva Daninha apresentam “Dual SIM”, protagonizado por dois malabaristas.

A entrada para todas as atividades é gratuita mediante levantamento de bilhetes (num máximo de dois bilhetes por pessoa, por espetáculo) na bilheteira do Rivoli ou na BOL, a partir das 10 horas, nos próprios dias das sessões.

Toda a programação este aniversário pode ser consultada na página do Teatro Municipal do Porto.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes