Junta da Galiza

Festa de São João no Porto cancelada

Festa de São João no Porto cancelada

A Câmara Municipal do Porto informou, no sábado, que não irá realizar, este ano, a tradicional Festa de São João, devido à situação de pandemia covid-19.

Em comunicado, a autarquia explica que tendo em conta “o potencial risco para a saúde pública, ao reunir milhares de pessoas nas ruas da cidade”, esta pareceu a decisão mais prudente.

“Uma medida que deixa os portuenses e todos os amantes desta grande festa certamente tristes, mas que, nesta altura, se afigura a mais prudente, especialmente dada a incerteza de propagação do vírus e das suas consequências”, realça.

A autarquia adianta ainda que as verbas referentes a essas iniciativas serão “alocadas ao esforço do município nas diversas ações de combate ao atual cenário de pandemia”.

De referir que também a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia anunciou, no sábado, o cancelamento das Festas Populares de São João e de São Pedro da Afurada.

“A atual pandemia covid-19 está, infelizmente, para durar, competindo-nos fazer tudo para diminuir o tempo desta situação. É certo que o verão poderá trazer alguma atenuante, mas nunca ao ponto de voltarmos de imediato à normalidade. É também certo que todo o tipo de concentrações ou ajuntamentos de pessoas continuará a ser interdito no país”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Segundo o município, “importa atempadamente acautelar a vida das pessoas, bem como aspetos organizativos e a informação a todos”, razão pela qual foi determinado “o cancelamento das Festas Populares de São João 2020, em Vila Nova de Gaia e no Porto, de organização municipal, do São Pedro da Afurada, bem como todas as outras de caráter privado”.

A autarquia termina o comunicado com uma mensagem de esperança, afirmando que “a cidade voltará mais forte” e que todos vão “ficar bem”.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli