Recheio 2023

Festa das Fogaceiras anima Santa Maria da Feira

Festa das Fogaceiras anima Santa Maria da Feira

A mais tradicional festividade de Santa Maria da Feira, Festa das Fogaceiras, está de regresso “com uma renovada e fortalecida participação das comunidades” do concelho, afirma a autarquia. Com 518 anos de história, esta celebração só termina a 28 de janeiro.

O destaque vai para o desfile das centenas de meninas fogaceiras, a 20 de janeiro, pelas ruas do centro histórico, com a fogaça na cabeça e vestidas de branco, cumprindo o voto ao Mártir São Sebastião.

O projeto comunitário «Ponto Fogaça», que envolve cerca de 55 voluntárias do concelho e da região, na produção artesanal de casacos de lã para aconchegar as meninas fogaceiras, também veio reavivar o sentimento pertença, bem como o sentido de união e partilha que tão bem caracterizam esta festividade.

O programa cultural integra ainda a primeira edição do projeto «3 Concertos, 3 Casas» que promete transportar o público “para três espetáculos intimistas em três espaços carismáticos” do município, “repletos de história e de memórias”, revela a Câmara.

Assim, o primeiro concerto acontece esta quarta-feira, com Valter Lobo a atuar no Cineteatro António Lamoso. A 18 de janeiro, Rita Vian, atua no Museu do Papel Terras de Santa Maria, em Paços de Brandão. Já o concerto de Amara Quartet será no salão nobre dos Paços do Concelho, a 25 de janeiro. Todos os eventos têm início às 21h30.

Foto: CM Santa Maria da Feira

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem