CIN - Branco Perfeito

Festa da Poesia de Matosinhos regressa esta semana

Festa da Poesia de Matosinhos regressa esta semana

A 16.ª edição da Festa da Poesia de Matosinhos, decorrerá entre os dias 7 e 11 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Matosinhos, e terá como fio condutor a vida e obra da poetisa Ana Luísa Amaral.

Durante 5 dias, o evento debruça-se sobre a vida e obra de recentemente galardoada com o prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-americana. No programa está agendado uma entrevista, dia 8 de dezembro, pelas 16.30h e uma homenagem no dia 11 no mesmo horário, onde conta com a presença e participação de Isabel Pires de Lima e Rosa Maria Martelo.

Fernando Pinto do Amaral, Eduardo Pitta, António Carlos Cortez, Perfecto Cuadrado, Andreia C. Faria, Maria Brás Ferreira, André Osório, são alguns dos nomes que marcarão também presença nesta edição.

Haverá ainda espaço para o lançamento e apresentação de dois livros. O primeiro, dia 8 pelas 17h, «O Poeta Faz-se», que conta com textos de mais 40 autores, entre eles os formandos do Projeto +Literacia, um projeto de desenvolvimento das competências de literacia em adultos em processo de aprendizagem de leitura e de escrita, e de nomes como Rui Zink, Carlos Magno ou Hélia Correia. E o segundo, «Viajar com…Florbela Espanca», de José Carlos Seabra Pereira, uma edição da Opera Omnia / Direção Regional de Cultura do Norte, dia 10, pelas 18h.

A programação deste evento teve também em conta os mais pequenos e oferece um conjunto de atividades como as oficinas criativas “Os frascos dos poemas” e “Cartas para jogar e rimar”, a mostra biobibliográfica “Grandes poetas para pequenos leitores”, dedicada à poeta homenageada, a visita guiada teatralizada “À descoberta da biblioteca com Florbela em pessoa” , “Poesia para miúdos, declamada por graúdos e vice versa”, que tal como o nome indica será um espetáculo de leitura de poesia para o público infantil, com a participação da Universidade Sénior Florbela Espanca, Sara – Poesia de Cor, entre outros.

A participação é gratuita, no entanto é necessária a apresentação do Certificado Digital COVID, de comprovativo de vacinação que ateste o esquema vacinal completo há pelo menos 14 dias ou de comprovativo de realização laboratorial de teste com resultado negativo.

Imagem: CM Matosinhos

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes