PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

Festa da Bugiada e Mouriscada candidata a Património Imaterial da Humanidade

Festa da Bugiada e Mouriscada candidata a Património Imaterial da Humanidade

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A festa da Bugiada é considerada Património da Máscara Ibérica.

A Câmara de Valongo anunciou que vai formalizar, até ao final de fevereiro, a candidatura da festa da Bugiada e Mouriscada a Património Imaterial da Humanidade.
Em comunicado, a autarquia explicou que “foi pedida uma reunião com caráter de urgência ao secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto, que se comprometeu publicamente com a candidatura do anterior executivo”. “Vamos a Lisboa entregar a candidatura, o mais tardar no início do mês de fevereiro”, confirmou o autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro. De salientar que a Bugiada é uma das tradições festivas mais antigas do país, integrando já o Património da Máscara Ibérica. Além disso, foi também reconhecida como Património Cultural de Interesse Municipal.
A festa realiza-se a 24 de junho, na freguesia de Sobrado, juntando nas ruas personagens que participam em espetáculos cénicos. Na essência do evento está uma luta entre o Bem e o Mal, personificados nos Bugios (Cristãos) e nos Mourisqueiros. Segundo esclareceu José Manuel Ribeiro, depois de passar pelo crivo da Secretaria de Estado da Cultura, a candidatura tramita para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, uma vez que envolve a UNESCO, um organismo internacional.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil