PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Feira do Livro

Feira do Livro
Literatura é celebrada nos jardins do Palácio de Cristal a partir da próxima semana

A Feira do Livro do Porto arranca na próxima sexta-feira, dia 2 de setembro, nos jardins do Palácio de Cristal e permanece até ao dia 18 de setembro. A edição deste ano conta com 131 stands e a homenagem é feita ao escritor Mário Cláudio.

Assim, e para mais um ano, são 131 as bancas de livros que podem ser percorridas pelos amantes da literatura, com a participação de 69 editoras, 26 livrarias, 16 alfarrabistas, 12 instituições e oito distribuidoras. A Livraria Lello estreia-se este ano na Avenida das Tílias.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Nesta edição, “Ligação” é o tema do evento que contará com atividades como debates, sessões de cinema, exposições, música, espetáculos, spoken Word e ainda atividades dedicadas aos mais novos.A Feira do Livro deste ano homenageia o escritor português Mário Cláudio. Prémio Pessoa e vencedor do Grande Prémio APE com a obra “Retrato de Rapaz”, de 2014, o autor terá agora uma tília com o seu nome inscrito, juntamente com o de Agustina Bessa Luís e Vasco Graça Moura, escritores homenageados em anos anteriores.

Mário Cláudio, que lançou em 2016 o livro “Trilogia da Mão”, estará presente no evento no domingo, dia 18, para assistir à estreia do documentário “Os dias de Mário Cláudio – Tocata e Fuga”. O autor de 74 anos tem outros trabalhos como “O Fotógrafo” e “A Rapariga e Astronomia”, lançados em 2015. Durante a sua carreira já foi agraciado com o Prémio Pessoa, em 2004, o Prémio Clube Literário do Porto, em 2005, e o Prémio Vergílio Ferreira em 2008.mario_claudioAlém de Mário Cláudio, também autores como Vergílio Ferreira, Mário de Carvalho e Valter Hugo Mãe estarão em destaque durante as duas semanas da Feira organizada, pelo terceiro ano, apenas pela autarquia portuense.
Depois da inauguração pelas 18h30 na sexta-feira, no dia 3, sábado, haverá debate com o autor de “Um Verão Assim” (1974) e três amigos seus, Gomes Canotilho, Maria do Carmo Serém e José Alberto Pinheiro, que irão percorrer a sua obra e vida.
Mário Cláudio vai, ainda, apresentar um dos filmes exibidos no na edição deste ano da feira. “O Beco”, de Roman Polanski (Urso de Ouro em Berlim em 1966) é o escolhido.
O “Reencontro com Vergílio Ferreira” dá-se no dia 17, pelas 18h, e terá duas mesas mesas de debate em que participarão seis especialistas na obra do autor de “Manhã Submersa”. São eles José Carlos Seabra Pereira, Hélder Godinho, Fernanda Irene Fonseca, Isabel Cristina Rodrigues, José Manuel Mendes e Francisco Laranjo. Após a conversa haverá uma visita à exposição sobre a obra e o processo de trabalho Vergílio Ferreira, que estará aberta ao público já a partir de dia 2.
Mário de Carvalho vai apresentar a sua nova obra num Porto de Encontro que está marcado para o dia 11 de setembro, às 18h, e que terá como moderador o jornalista Sérgio Almeida.
feira_livro2Já Valter Hugo Mãe vai estar presente na Feira do Livro no dia 14, pelas 16h, para apresentar o seu novo romance e revelar o programa de comemoração dos 20 anos de carreira literária.
Filmes de François Truffaut, Brigitte Sy ou Douglas Sirk também serão exibidos no Auditório da Biblioteca. Outras exposições, debates e sessões especiais também estão agendadas.
A Feira do Livro, que levou no ano passado cerca de 200 mil pessoas aos jardins do Palácio de Cristal, segundo dados da autarquia, estará aberta todos os dias a partir das 12h.
O programa completo pode ser consultado em http://www.porto.pt/assets/misc/img/noticias/CULTURA/Feira%20do%20Livro%202016/cmp_FdLivro_pub_prog_AF2.pdf.

 

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem