“Liberdade” e “Futuro” são os temas da extensa programação cultural da edição deste ano da Feira do Livro do Porto, que a transformam num dos grandes festivais literários realizados em Portugal.
Pela primeira vez em mais de 80 anos, a Câmara Municipal do Porto assume a organização da Feira do Livro do Porto, transferindo-a para os jardins do Palácio de Cristal, onde terá lugar de 5 a 21 de setembro.
O Pelouro da Cultura da autarquia preparou um extenso programa cultural e a Porto Lazer, responsável também pela logística da feira, apresenta uma diversificada programação de animação. A localização próxima à Biblioteca Almeida Garrett e a disponibilidade do seu auditório criam condições únicas para o desenvolvimento de debates, performances, exposições e de um ciclo de cinema, que darão uma dimensão de festival literário ao evento.
“Liberdade” e “Futuro” foram os temas escolhidos pelo Pelouro da Cultura como mote para a edição deste ano, contando para isso com a participação de editores, livreiros, alfarrabistas e outras entidades ligadas à publicação e promoção da leitura em Portugal.
Este autêntico festival literário contará com a participação, em dez mesas de debate, de importantes nomes do panorama literário, como Gonçalo M. Tavares, José Pacheco Pereira, Pedro Mexia, Manuel Alegre, Rita Ferro, Francisco José Viegas, Richard Zenith,, Helena Vasconcelos, Clara Ferreira Alves, Valter Hugo Mãe, Gonçalo Cadilhe e Mário Cláudio, entre muitos outros.
Novidade absoluta em feiras do livro serão as sessões de Spoken Word. Cruzando a palavra com a performance, este ciclo conta com a presença de alguns dos mais importantes nomes da música e da performance em Portugal, como Capicua, Adolfo Luxúria Canibal, Osso Vaidoso ou Chullage e no qual participará também o conhecido artista angolano Nástio Mosquito.
Na programação incluem-se ainda duas edições das “Quintas de Leitura”, deslocalizadas durante o período da feira, do Teatro do Campo Alegre, onde habitualmente se realizam, para o auditório da Biblioteca Almeida Garrett.
No mesmo espaço terá início o ciclo de cinema dedicado ao realizador e escritor Pier Paolo Pasolini. Um outro ciclo de cinema decorrerá no mesmo espaço, tendo sido programado em torno do livro enquanto personagem de filmes, incluindo obras de realizadores como Truffaut, Dreyer, Oliveira ou Vicente Minnelli. Estes filmes serão apresentados por diversas figuras da cultura portuguesa, tais como Júlio Machado Vaz, António Preto, Rui Reininho e Abi Feijó.O ciclo dedicado a Pier Paolo Pasolini será ainda acompanhado por uma exposição de fotografia dedicada ao realizador e escritor, em torno da qual serão apresentados debates sobre a sua obra, em parceria com o CineCoa e a Cinemateca de Bolonha.
Ainda no âmbito da Feira do Livro do Porto decorrerá ainda um extenso programa educativo com oficinas, teatro, leituras e uma grande exposição de ilustração infantil que integrará importantes nomes nacionais do panorama de edição português e internacional e ocupará boa parte da Galeria Municipal Almeida Garrett.A organização pensou ainda um espaço que estará disponível para que os expositores possam promover lançamentos e apresentações de livros, bem como promover sessões de autógrafos com os autores.
No âmbito da animação, a feira terá um vasto rol de atividades que ajudarão não apenas a atrair público mas também a evocar a literatura e os autores, estando previsto que estas atividades ultrapassem as fronteiras dos jardins do Palácio de Cristal e possam invadir, nomeadamente, a Rua Miguel Bombarda, onde estão instaladas numerosas galerias de arte.