PUB
CMPorto

Feira do Livro do Porto homenageia Ana Luísa Amaral na edição de 2022

Feira do Livro do Porto homenageia Ana Luísa Amaral na edição de 2022

Entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro, a Feira do Livro do Porto regressa aos Jardins do Palácio de Cristal para a sua edição de 2022, que vai celebrar a poeta e tradutora Ana Luísa Amaral.

A informação foi avançada, este fim de semana, pela Câmara Municipal do Porto, num comunicado divulgado na sua página oficial onde destaca o percurso notável da autora, nascida em abril de 1956 em Lisboa e residente em Leça da Palmeira, Matosinhos, desde criança.

A autarquia caracteriza-a como uma “portuense de adopção” e “uma das mais notáveis poetas, tradutoras e académicas portuguesas”. “Notabiliza-se, também, como escritora para o público infantojuvenil, além de prosseguir uma atividade intensa e comprometida com o estudo da obra de mulheres escritoras”, lê-se.

Adicionalmente, a Câmara Municipal do Porto destaca também o “feminismo ilustrado, amoroso e visionário” de Ana Luísa Amaral, que se comprova “não só na preponderância que as figuras femininas, as suas vozes e mundividências milenariamente silenciadas têm na sua poesia, mas, do mesmo modo, no seu percurso académico e como tradutora”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Para além de um doutoramento sobre a poesia de Emily Dickinson, as suas áreas de investigação são Poéticas Comparadas, Estudos Feministas e Estudos Queer”, salienta ainda, recordando que a autora foi Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e “integra como membro sénior o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, o qual dirigiu por mais de uma década”.

De referir que Ana Luísa Amaral foi ainda “responsável pelos projetos Novas Cartas Portuguesas 40 Anos Depois (Dom Quixote, 2014)” e “New Portuguese Letters to the World (Peter Lang, 2015)” e coordenou o “projeto internacional financiado pela FCT Novas Cartas Portuguesas 40 anos depois, que envolveu 13 equipas internacionais e mais de 15 países”.

Atualmente, tem um programa de rádio, na Antena 2, intitulado “O Som que os Versos Fazem ao Abrir”, ao lado de Luís Caetano, onde “desvenda as suas múltiplas facetas: a de poeta, leitora, tradutora, feminista convicta, estudiosa, apaixonada, educadora, intelectual e comunicadora”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem