A Feira do Livro do Porto, que decorre nos Jardins do Palácio de Cristal, vai abrir as portas esta sexta-feira, dia 25 de agosto, às 12h00. Até dia 10 de setembro, além das bancas com livros inéditos, esta feira literária oferece concertos, sessões de cinema, espectáculos de comédia e várias atividades para crianças e famílias.
“São mais de uma centena de editoras, livreiros e alfarrabistas que vão ocupar a Avenida das Tílias”, anuncia o portal de notícias da autarquia.
Da vasta programação destaque para o concerto de Mafalda Veiga, logo no primeiro dia do evento, às 19h00, na Concha Acústica; a exibição do filme “Pedro O Louco” (1965), no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, dia 27, às 21h00; o espectáculo de comédia “Nem a Poesia Morre Nem a Gente Janta”, às 18h00 do dia 29 de agosto; e o concerto de Samuel Úria, no dia 2 de setembro, às 19h00.
Estará, ainda, a decorrer (até janeiro de 2024) a exposição “Pina Germano”, que retrata “a amizade próxima, assente na vida portuense”, de Manuel António Pina, autor homenageado na 10.ª edição da Feira do Livro do Porto, e Germano Silva.
A cerimónia de homenagem a Pina acontece no dia 26 de agosto, às 15h00, com a atribuição da tília ao autor. O momento contará com a presença de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, que descreve Manuel António Pina como “um dos maiores escritores portugueses da sua geração e que sempre dignificou a cidade do Porto”, sublinhando que “a sua obra representa um legado inestimável para a cultura portuguesa”.
Ao todo, até dia 10 de setembro, vão decorrer “20 conversas, 21 concertos, quatro sessões de cinema, cinco sessões de comédia e 58 atividades para crianças e famílias” em diferentes espaços dos Jardins do Palácio de Cristal.
Pode consultar a programação completa no site oficial do evento.