PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Feira do Livro com nova programação para homenagear Ana Luísa Amaral

Feira do Livro com nova programação para homenagear Ana Luísa Amaral

Faltam apenas quatro dias para a Feira do Livro do Porto e os Jardins do Palácio de Cristal já se começam a preparar para receber o certame. Sob os motes “Imaginar” e “Agir”, até dia 11 de setembro, são 84 os expositores presentes no encontro literário e cultural.

O programa desta edição conta com mais de 100 atividades de acesso livre e gratuito, sem restrições de lotação, “desde várias sessões de Conversas, Lições, Oficinas, Concertos, Cinema, Exposição, Rádio e Palavra Soprada”, refere a Câmara Municipal do Porto, em nota de imprensa.

Esta 9.ª edição da Feira do Livro coloca em foco a Poesia e a autora Ana Luísa Amaral que, “desde o primeiro momento, se envolveu de forma entusiasta na programação do evento”. O diretor artístico do Museu da Cidade e coordenador programático desta edição, Nuno Faria, sublinha que a melhor homenagem que se pode “fazer a Ana Luísa Amaral é celebrar a sua vida, tal como ela a viveu. Não é apenas o seu legado que queremos ressaltar, mas também a sua energia contagiante, a sua força de ação, a sua dedicação fervorosa às causas que defendia. O mote desta edição, sem que tivesse essa intenção inicial, é um reflexo do legado e inspiração que nos deixa, a arte de imaginar, a coragem de agir”.

Durante o primeiro fim-de-semana do evento vão ser realizadas diversas iniciativas de homenagem a Ana Luísa Amaral, entre as quais, a cerimónia de atribuição da Tília de Homenagem, conduzida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, no dia 27, pelas 15h.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Às 16h, o Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett irá receber a exibição do primeiro documentário sobre a poeta, de Nuno F. Santos e João Nuno Soares. “«Entre Dois Rios e Outras Noites» retrata uma viagem pelos lugares e pequenos ofícios de Ana Luísa Amaral, um reflexo da sua alma que permite conhecer mais a fundo a escrita e o que antecede esse seu particular mundo”, adianta o documento.

No domingo, dia 28, às 11h30, Rosa Maria Martelo e Isabel Pires de Lima “estarão na companhia dos professores universitários Pedro Serra e Joana Matos Frias, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, para revisitar o «O Olhar Diagonal das Coisas», o livro com a poesia reunida de Ana Luísa Amaral”.

Referir que todo o realinhamento da Feira do Livro pode ser consultado no novo site do evento. Segundo a nota, além de 84 expositores e 126 pavilhões de livrarias e editoras, o festival conta ainda com 46 atividades infantojuvenis, 22 concertos, 11 conversas, 9 lições, 4 sessões de cinema e 5 sessões de palavra soprada de entrada gratuita.

Foto: Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem