PUB
Recheio 2024 Profissional

Feira cria manual para ajuda na preparação da festa das Fogaceiras

Feira cria manual para ajuda na preparação da festa das Fogaceiras

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
As inscrições para a participação na Festa das Fogaceiras, em Santa Maria da Feira, já estão a decorrer e, para garantir o comportamento adequado das meninas que asseguram o tradicional desfile do feriado municipal, no próximo dia 20, a autarquia vai distribuir este ano um manual próprio.

Segundo fonte da autarquia, a publicação teve uma tiragem na ordem dos três mil exemplares que serão distribuídos, esta semana, pelas escolas do concelho nas turmas a partir do 2.º ano de escolaridade.
O objetivo é cativar candidatas que, completando pelo menos oito anos até ao final deste ano, queiram desfilar pelo centro histórico da Feira, transportando à cabeça uma fogaça de agradecimento a S. Sebastião pela sua proteção contra a peste negra.
“A Câmara Municipal quer sensibilizar as crianças e famílias para a importância de preservar a tradição desta festa secular, disponibilizando um conjunto de informação útil e recomendações acerca do traje e da postura das meninas fogaceiras que participam no Cortejo Cívico e na Procissão da Festa das Fogaceiras”, explicou o município.  
Uma das secções da publicação é dedicada à indumentária adotada nas cerimónias, já que essa, embora podendo ser propriedade da família ou requisitada ao banco local de trajes, deve cumprir determinados requisitos.
“Para que a tradição seja preservada, é fundamental que o traje da fogaceira seja integralmente branco – não bege nem pérola – e privilegie a beleza da simplicidade”, pode ler-se no manual, que contém ainda outras informações.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz