O FC Porto venceu no domingo o Vitória de Guimarães, por 2-1, em jogo da 21.ª jornada da I Liga e ficou a um ponto do líder Benfica.
Um autogolo de Douglas colocou os dragões em vantagem logo aos 10 minutos, numa primeira parte especialmente liderada pela equipa de Sérgio Conceição. Quatro minutos depois do intervalo (49’), Bruno Duarte igualou o marcador e Marega consolidou a vitória azul e branca aos 60 minutos.
A partida ficou marcada pelo abandono de Marega do relvado, aos 71 minutos, após ser alvo de cânticos racistas por parte de espectadores que se encontravam nas bancadas. O jogador maliano pediu a substituição, autorizada por Sérgio Conceição, e saiu sem que ninguém o conseguisse demover.
Depois do sucedido, o técnico dos dragões optou por não marcar presença na conferência de imprensa final. Mas, a comunicação do FC Porto divulgou, no seu portal de notícias, algumas declarações de Sérgio Conceição: “Aquilo que eu tenho a dizer, e perdoem-me as pessoas por eu não falar hoje do que foi o jogo, é que é lamentável o que aconteceu. A vitória e o resultado passam para segundo plano quando acontece o que aconteceu com o Marega. Estamos completamente indignados pelo que se passou. Eu sei da paixão que existe aqui no Vitória pelo clube, mas penso que a maior parte dos adeptos não se revê na atitude de algumas pessoas que hoje estavam nas bancadas a insultar o Marega desde o aquecimento. Nós somos uma família, independentemente da nacionalidade, independentemente da cor da pele, da altura, da cor do cabelo… Nós somos uma família, nós somos humanos e merecemos respeito. Para mim, o que se passou aqui hoje, é lamentável. Lamentável.”
Uma onda de solidariedade rapidamente se levantou, nas redes sociais, a favor do jogador do FC Porto.