O FC Porto venceu, na segunda-feira, o Santa Clara, por 2-0, no Estádio de São Miguel, nos Açores, em jogo da 23.ª jornada da Liga, e somou assim a quinta vitória consecutiva fora de casa para o campeonato. Manafá e Marcano marcaram os golos da vitória.
“Penso que os jogadores interpretaram bem aquilo que tínhamos para o jogo e aquilo que era a força do Santa Clara: uma equipa difícil que, aqui no seu estádio, torna sempre as coisas complicadas. Os jogadores estão de parabéns, eu acho que fizemos um bom jogo. Não foi um jogo espetacular mas foi um jogo de entrega, de determinação e que demonstrou um grande espírito da parte dos meus jogadores”, destacou Sérgio Conceição, no final do encontro.
A propósito da ausência de Uribe, explicou que “estava com algumas dores na face posterior da coxa”, pelo que acharam melhor “não arriscar”. “Havia um ou outro jogador, devido ao acumular de jogos que tivemos no último mês, que estão alguma fadiga. Hoje era importante ter laterais que se projetassem bem na frente, também protegendo aquilo que é o cansaço do Corona e metendo-o numa zona onde estava mais protegido. Nós temos que fazer essa gestão, treinamos com os jogadores todos os dias, por vezes lá para fora as pessoas acham estranha esta ou aquela opção, mas somos nós que os treinamos e, com certeza, ninguém quer ganhar mais do que eu e os jogadores. Nós com certeza que queremos tanto ganhar como todas as pessoas que gostam e amam o FC Porto”.
O técnico portista aproveitou também para comentar a polémica criada em torno do gesto do seu filho Francisco, no jogo de juniores entre FC Porto e Benfica. “A minha família sofre com isto. Mas não sofre com a derrota ou com a vitória, é com tudo aquilo que gravita, que é uma selvajaria, e que muitas vezes as pessoas não têm respeito por aquilo que são as pessoas, independentemente da cor clubística. Eu tenho vivido, ao longo dos anos, momentos difíceis, e só tendo uma família com grandes princípios, que foram aqueles que os meus pais me passaram, é que conseguimos, por vezes, suportar algumas coisas”, considerou.
Recorde-se que com esta vitória frente ao Santa Clara e o deslize do Benfica na Luz, onde empatou com o Moreirense, o FC Porto torna-se líder do campeonato, com 59 pontos.