Na jornada inaugural da edição 2023/24 da Liga dos Campeões, o FC Porto não “tremeu”, numa partida jogada, em campo neutro, frente à equipa ucraniana do Shakhtar Donetsk. A turma azul e branca entrou de rompante e garantiu, assim, a primeira vitória, num grupo onde também se encontram FC Barcelona e Antuérpia.
O jogo começou a todo o gás, no Estádio Volksparktstadion, na cidade alemã de Hamburgo. Tanto é que, à passagem do minuto 8, já se cantava golo para o grupo orientado por Sérgio Conceição. Após um remate de André Franco, defendido por Riznyk, foi Galeno quem teve a arte e o engenho de fazer a emenda e empurrar a bola para o fundo das redes da baliza do Shakhtar. Antes do minuto 10, estava inaugurado o marcador. 1-0 para o FC Porto.
Numa partida que iniciou frenética, a vantagem da equipa portuguesa não durou muito tempo, isto porque, aos 13 minutos, após um cruzamento tirado do lado direito do ataque, Kelsy, nas alturas, elevou-se para cabecear para o empate. Com um remate bem colocado, Diogo Costa nada conseguiu fazer. 1-1.
Se a festa dos dragões durou pouco, então a do Shakhtar durou ainda menos. 2 minutos. Foi o tempo que a equipa ucraniana aguentou o empate, já que, após um passe “proibido”, em zona defensiva, Galeno foi mais rápido que o defesa adversário e conseguiu intercetar a bola, rematando, de seguida, para o 2-1.
À passagem do primeiro quarto de hora da partida, o jogo corria a uma velocidade de 1 golo por cada 5 minutos. Foi uma entrada avassaladora, no que toca ao acerto com a baliza contrária, por parte das duas equipas, mas seria mesmo o FC Porto que voltaria a marcar. Corria o minuto 29, quando Galeno, descaído sobre a esquerda, cruzou a contar para Mehdi Taremi. O avançado iraniano dos dragões não perdoou e fez o 3-1, que era o resultado ao intervalo.
Chegou a segunda parte e o ritmo baixou, tanto é que ambas as balizas permaneceram a zeros, até ao fim do jogo. O resultado manteve-se e o FC Porto confirmou mesmo a primeira vitória, na fase de grupos da Liga dos Campeões, por 3-1, frente ao Shakhtar Donetsk. No outro jogo do grupo, o FC Barcelona não deixou margem para dúvidas, vencendo o Antuérpia por 5-0, numa partida de “gala” do português João Félix.
A próxima jornada é já no dia 4 de outubro, quarta-feira, num jogo que vai colocar frente a frente os líderes do grupo H, FC Porto e FC Barcelona. Esta quarta-feira, dia 20 de setembro, é a vez de SC Braga e SL Benfica entrarem em campo, frente a Nápoles e Salzburgo, respetivamente.
Foto: Pixabay / Pexels