PUB
Sogrape - Mateus Rosé

FC Porto e FC Bayern formam parceria inovadora e sustentável

FC Porto e FC Bayern formam parceria inovadora e sustentável

O FC Porto e FC Bayern de Munique formaram uma parceria para criar “soluções inovadoras”. Os dois clubes juntaram-se ao projeto europeu GEMINI com o objetivo de “melhorar a gestão dos grandes jogos de futebol em ambos os estádios”, Dragão e Allianz Arena, a fim de minimizar o impacto destes na segurança, mobilidade e ambiente.

“Para o pontapé de saída da iniciativa, coordenada pela Porto Digital, várias entidades da mobilidade, ambiente, segurança, inovação e tecnologia da cidade juntaram-se no Estádio do Dragão para, em conjunto, identificarem um modelo de gestão integrada da mobilidade em torno daquele equipamento desportivo, nos dias de grandes eventos”, lê-se no portal de notícias da autarquia.

Com esta medida prevê-se “uma melhor circulação na zona” e um “impacto positivo a nível ambiental”, a fim de alcançar a taça que, neste caso, é a neutralidade carbónica.

Segundo as declarações de Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto e responsável pela Inovação e Transição Digital e pelo Ambiente e Transição Climática, de acordo com a mesma fonte, esta reunião “vem criar espaço para que os parceiros e envolvidos sejam ouvidos, pois só assim teremos condições para alcançar o melhor resultado possível”, destacando “a importância deste alinhamento na fase inicial do projeto”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Uma das soluções apresentadas é a integração de “serviços de mobilidade partilhada e micromobilidade (ridesharing, bikesharing)”, em complemento aos “já existentes na cidade”.

“Além do Porto, as comunidades locais de Amesterdão, Copenhaga, Helsínquia, Liubliana, Munique, Paris e Turim serão envolvidas na cocriação, desenvolvimento e adoção de soluções de mobilidade inovadoras e promissoras com impacto significativo, tendo em conta a aceitação por parte dos utilizadores, sustentabilidade e viabilidade financeira”, acrescenta o artigo.

O GEMINI conta com 43 parceiros e resulta de um investimento superior a 12 milhões de euros, financiado pelo Horizon Europe, programa de pesquisa científica e inovação da União Europeia.

Foto: DR

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem