“Bombêuticos”. Assim se chama o projeto que juntou os farmacêuticos da Farmácia São Paio e os Bombeiros Voluntários dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, para levar os medicamentos a casa de quem mais precisa, especialmente da população idosa, numa altura em que Portugal vive uma crise de saúde pública, provocada pela pandemia covid-19.
As entregas são feitas de mota, aliando assim “a fácil mobilidade a uma das paixões” de um dos fundadores da iniciativa, José Luis Nicolau, explicam os promotores, em comunicado enviado à VIVA!.
Com sete motas na estrada, os “Bombêuticos” asseguram que no mesmo dia ou no dia seguinte a fazer a encomenda, a medicação é entregue no domicílio do destinatário, sem qualquer custo adicional e com toda a segurança.
O projeto alargou-se, entretanto, a outras farmácias e conta já com um universo de 29 postos aderentes, distribuídos por Vila Nova de Gaia, Porto, Guimarães, Vizela, Ponte de Lima, Ílhavo, Valpaços, Oliveira do Hospital, Bragança e Seia, mas o objetivo da organização é que esta rede solidária consiga chegar ainda a mais farmácias, que “serão apoiadas pelas corporações de bombeiros da zona”.
Mais informações disponíveis na página do projeto.