Sogrape

Fantasporto regressa ao Rivoli em abril

Fantasporto regressa ao Rivoli em abril

No primeiro dia de abril, o festival internacional de cinema do Porto, Fantasporto, regressa à cidade para mais uma edição especial que vai celebrar o cinema, durante dez dias, no palco do teatro Rivoli.

A 42.ª edição do evento vai contar com um total de 55 filmes em antestreia nacional, 21 dos quais antestreias mundiais e 5 antestreias europeias. Um número que, de acordo com a organização, mostram o “impacto e excelente imagem internacional do Fantasporto” e da “confiança e reconhecimento que o festival tem como rampa de lançamento mundial para a produção cinematográfica recente”.

De acordo com a informação avançada, Portugal vai apresentar oito antestreias mundiais, o Japão seis mundiais e duas europeias e os Estados Unidos da América uma antestreia mundial e uma europeia. Por sua vez, a China vai apresentar duas antestreias europeias.

O programa arranca no dia 1 de abril com a exibição do filme de ficção científica “Blade Runner”, de Ridley Scott, “The Mole Song”, do japonês Takashi Miike, “Follow Her”, da norte-americana Sylvia Caminer, e “xxxHolic”, de Mica Ninagawa.

“The Good Father”, “The Laws of the Universe”, “The Exorcism of Good”, “Guess Who’s Coming to Dinner”, “Meu Castelo, Minha Casa”, “SoulPark” e “Everything, Nothing and Something Else” são algumas das exibições que integram também o programa do Fantasporto.

Além do filme português “Meu Castelo, Minha Casa”, de José Mira, o público terá ainda oportunidade de assistir a “Jornada de papel”, de Emanuel de Oliveira e Maria Ana Marques, “Fruta tocada por falta de jardineiro”, de Pedro Senna Nunes, “Dilúvio”, de Eduardo Cruz, “Atrás das portas”, de Tom Freitas, Bruno Acosta e Inês Paredes, e “Misericórdia”, de Gonçalo Loureiro.

Adicionalmente, recorde-se, o festival contará também com uma exposição de cartazes sobre as 42 edições do evento, e apresentações de livros sobre literatura fantástica e os 40 anos do Fantasporto.

Recorde-se que, devido ao conflito vivido na Ucrânia, há mais de um mês, a organização retirou da programação o filme russo “Vladivostok” e anunciou a apresentação do filme de Marina Kondratieva, “Everything, nothing and something else”, que mostra a cidade de Kiev vista por um taxista. A exibição do filme será feita em forma de homenagem à Ucrânia, no final do evento.

Os interessados em assistir ao Fantasporto, entre 1 e 10 de abril, no Rivoli, podem adquirir os bilhetes em bol.pt. O programa completo está disponível aqui.

Fotografia: facebook Fantasporto

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes