CIN - Branco Perfeito

Fantasporto apresenta 43.ª edição no Cinema Batalha

Fantasporto apresenta 43.ª edição no Cinema Batalha

A 43.ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto vai ocupar o Batalha Centro de Cinema a partir do próximo dia 24 de fevereiro. Durante nove dias, o evento vai apresentar um total de 86 antestreias absolutas, que vão mostrar “o melhor cinema que se vem fazendo a nível mundial e, particularmente, em Portugal”, asseguram os promotores.

“Shepherd”, “um filme sobre os traumas de um homem que se isola do mundo”, de Russell Owen, fará a abertura da competição, por onde vão passar filmes de 30 países, como Japão, Myanmar, Malásia, Singapura, Ucrânia, Rússia, Indonésia, Macedónia do Norte e Cazaquistão.

O último dia do evento vai contar a estreia internacional do filme turco “Once Upon a Time in the Future: 2121”, da realizadora Serpil Altin. Em causa está uma variante da película “1984” de George Orwell e, de acordo com a organização do Fantas, um “inesperado olhar sobre os perigos das ditaduras”.

Entre as principais exibições das Curtas Metragens, destaque para “Demigod: The Legend Begins” (Taiwan), de Chris Huang Wen, “Stone Turtle” (Malásia), de Woo Ming Jin, e “El Umbral” (Espanha), de Javier Carneros Lorenzo. Já os filmes portugueses que vão concorrer nesta competição são “Horário em Branco”, de Manuel Bernardo Cabral, “Quatro Estações”, de Carlos Coelho Costa, “O Caso Coutinho”, de Luís Alves, “Skull 3: A Film for a Death Metal Song”, de Luís Miranda, “Regresso à Casa de Partida antes que a Partida Seja Definitiva”, de André Almeida Rodrigues, “Incubus”, de Tito Fernandes, “Sequioso de Vida: Victor de Sá”, “Irritación”, de Diogo Oliveira, e “Fissura”, de Pedra Sena Nunes.

No total, o evento vai contar com 95 filmes, entre competição internacional e portuguesa, retrospetivas, semana dos realizadores, cinema fantástico fora da competição e a trilogia “Melchior”.

A programação completa pode ser consultada na página oficial do Fantasporto.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem