PUB
Recheio 2024 Profissional

Famalicão quer reduzir fatura energética em 23% até 2020

Famalicão quer reduzir fatura energética em 23% até 2020
O executivo municipal aprovou um Plano de Ação para a Energia Sustentável de Vila Nova de Famalicão (PAES), que, a ser concretizado, “supera os objetivos definidos pela União Europeia para 2020”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Até 2020, a Câmara de Famalicão quer reduzir o consumo de energia em 22 por cento, as emissões de CO2 em 20 por cento e a fatura energética em 23 por cento. Estes são os principais objetivos do PAES, que foi aprovado na última reunião do executivo municipal, e que, a ser concretizado, “supera os objetivos definidos pela União Europeia para 2020”.
A autarquia vai assim promover um conjunto de medidas, direcionadas especialmente para o meio urbano, os transportes e a logística.
O aumento da pedonalidade e do uso da bicicleta, ação que já está a ser implementada através da criação de vias cicláveis, a gestão otimizada da iluminação pública ou ainda a colocação de lâmpadas LED e luminárias eficientes, são algumas das medidas a pôr em prática.
A execução do PAES passará ainda pela iluminação eficiente em edifícios e na mobilidade elétrica, pela otimização da rede de transportes públicos, pela reabilitação urbana e otimização da vertente energética e climática do planeamento urbano, pela gestão sustentável da água e pela aposta em compras públicas ecológicas.

PUBLICIDADE