PUB
Recheio 2024 Profissional

Fachada do Cinema de Ermesinde foi demolida: existia desde os anos 40

Fachada do Cinema de Ermesinde foi demolida: existia desde os anos 40

As últimas horas ficaram marcadas pela demolição da fachada do antigo Cinema de Ermesinde. Uma demolição de um edifício histórico nunca é motivo de alegria, mas, ao que tudo indica, foi a medida mais segura.

De acordo com o Porto Canal, a Câmara de Valongo decidiu avançar com essa intenção já que a fachada tinha alguns problemas de estrutura. Estes podiam desencadear-se em resultados muito negativos e perigosos para as pessoas.

No entanto, a notícia também traz consigo ares de renovação. Isto porque, graças à demolição da fachada do edifício, vai nascer a Oficina Municipal das Artes. Segundo a autarquia, vão-se manter alguns traços do edifício tal como se conhecia antes.

Junto da população do concelho valonguense, esta nova medida tem gerado algum incómodo. Em plataformas como o Instagram e o X, são vários os comentários a criticar esta demolição.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Como recorda a mesma fonte, a autarquia valonguense teria a intenção de recuperar o edifício original. No entanto, por motivos de segurança, os planos tiveram de ser alterados. O município refere ter visto “fragilidades que tornam inviável a recuperação da estrutura original”.

Posto isto, olhemos para o futuro que se espera na zona em questão. Tal como referido anteriormente, ali nascerá um espaço cultural que pretende incluir toda a comunidade.

Na prática, isto traduzir-se-á em oferta de teatro, dança, música, estúdio de gravação, artes circenses, cinema, fotografia e artes plásticas (via Porto Canal). No fundo, funcionaria como uma espécie de hub artístico.

O projeto futuro pode ter interesse para a população, mas, neste momento, é maior a fatia dos que lamentam a demolição da fachada do edifício. Importa destacar que este foi criado nos anos 40, com o nome de “Cine-Ermezinde”.

Fotografia: DR Facebook Município de Valongo
PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem