
A Câmara do Porto, num gesto simbólico de apoio e solidariedade para com a população ucraniana, estará ao longo de todo o fim-de-semana iluminada de azul e amarelo, as cores da bandeira da Ucrânia.
“Estamos completamente solidários com o povo ucraniano e repudiamos este crime internacional levado a cabo pela federação russa”, afirmou hoje à Lusa o chefe de gabinete da presidência da Câmara do Porto, Vasco Ribeiro.
“O Porto sempre foi uma cidade da liberdade e nunca irá tolerar atentados contra a democracia”, sublinha o Município.
Várias cidades do mundo expressaram a sua solidariedade perante os recentes atentados à Ucrânia, como Lisboa, Berlim, no Portão de Brandemburgo, na Alemanha; a fachada de Downing Street, em Londres, no Reino Unido; e a estação ferroviária de Flinders, em Melbourne, na Austrália, também se iluminaram com as cores da bandeira ucraniana.
O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), União Europeia (UE) e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.