PUB
CMPorto

Fã de poesia? Vai arrancar um festival internacional no Porto

Fã de poesia? Vai arrancar um festival internacional no Porto

O Festival Internacional de Poesia do Porto (FIPP) vai arrancar com a sua primeira edição nesta sexta-feira, dia 26 de julho, oferecendo quatro meses repletos de diálogos com poetas e artistas nacionais e internacionais, oficinas de escrita criativa, recitais e música.

A organização do FIPP é de responsabilidade da Poetria, uma livraria dedicada à poesia e teatro, com duas décadas de atuação na cidade. O evento começa com o tema “Ruir”, às 18 horas desta sexta-feira, no Pestana Palácio do Freixo, com um debate entre as poetisas Chus Pato (Galiza, Espanha) e Inês Lourenço (Portugal), moderado pelo poeta José Manuel Teixeira da Silva.

Em entrevista à Agência Lusa, Francisco Reis, um dos organizadores, mencionou que o festival celebrará a poesia nas suas várias formas durante julho, agosto, setembro e outubro (via Câmara do Porto). 

O tema “Ruir” sugere “uma renovação” e “um renascimento”, e convida a refletir sobre o colapso e o poder transformador da poesia.

A primeira edição tem a Galiza como região parceira, sublinhando as conexões linguísticas, históricas e culturais compartilhadas com o norte de Portugal.

Francisco Reis enfatizou que o FIPP deseja ser um evento cultural anual de destaque, focado na celebração da poesia e na promoção da arte poética como uma expressão contemporânea.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Neste sábado, acontecerá ainda uma apresentação chamada “Camiño do meu contento”, pelo grupo artístico “Sinais de Cena”, que se especializa em leitura e performance de poesia e prosa.

No domingo, às 10h20, haverá uma oficina de escrita criativa no Museu Nacional Soares dos Reis, intitulada “Brincar com as palavras”, com sessões de 45 minutos, destinada a famílias com crianças a partir de oito anos. 

Segundo a mesma fonte, no mesmo dia, às 15h30, haverá um debate no Museu Soares dos Reis com Marta Bernardes, Tiago Alves Costa e Ismael Ramos.

A programação do FIPP continua no primeiro fim de semana de agosto, com mais debates, oficinas de escrita criativa, ‘poetry slam’, ‘spoken word’ e outras atividades, estendendo-se ao longo dos próximos quatro meses nos fins de semana.

Tudo o que é bom chega ao fim e esse final acontece no dia 27 de outubro, com um debate que reúne os poetas galegos Ester Carrodeguas e Samuel L. Paris, e os portugueses Francisca Camelo e Emanuel Madalena.

Fotografia: Pexels
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem