PUB
Recheio 2024 Profissional

Extreme Academy

Extreme Academy
‘Mente sã em corpo são’… ao estilo militar

O projeto, criado em maio, é acessível a todas as idades, capacidades físicas, motivações e carteiras e promete pôr a mexer aqueles que não tiverem medo de testar os seus limites.

Camaradagem, espírito de sacrifício e superação são os ‘gritos’ de ordem da Extreme Academy, que nasceu pela mão de três amigos ligados ao Exército Português (dois já na Disponibilidade e um ainda no ativo). A aposta num conceito que escapa “ao exercício físico em ginásios ou ‘health clubs’ – com a aplicação dos princípios e regulamentos da área do treino físico militar” – é, segundo explicou Filipe Cordeiro, um dos impulsionadores, a grande marca da iniciativa, que, além destes treinos “dinâmicos”, promove também outras atividades, nomeadamente Urban Trails e percursos pedestres. O paintball está entre os próximos planos dos instrutores.

extreme_acad5O palco principal das sessões é o Parque da Cidade, sendo que os desafios propostos aos cidadãos também já integram outros locais. “Às segundas, quartas e quintas-feiras reunimo-nos, às 19h30, na Escola Secundária Garcia de Orta (com a qual criámos um protocolo para utilizar os balneários e tomar banho de água quente) para iniciar os treinos. Da escola partimos para o parque, onde realizamos sessões de treino físico militar”, referiu o responsável do projeto, acrescentando que o grupo de aventureiros – com idades compreendidas entre os 18 e os 56 anos – também já explorou outros recantos da Invicta, como os Parques da Pasteleira, Carriçal e Corujeira, e ainda a Ciclovia Marginal de Gondomar e o Regimento de Transmissões do Porto, de forma a “vivenciar o verdadeiro espírito militar”.

Reforçar a autoconfiança superando as dificuldades

Idealizados com base nas atividades do Regulamento de Educação Física Militar (REFE), os planos de treino da Extreme Academy pretendem “levar o instruendo ao seu limite físico e psicológico”, fortalecendo o corpo e a mente, de forma a “aumentar a autoconfiança face às dificuldades” das sessões.  Os treinos, realizados todas as semanas, são interrompidos em agosto e nas épocas festivas, nomeadamente no natal, ano novo e páscoa. As restantes atividades decorrem, regra geral, uma vez por mês, dada a significativa adesão dos instruendos. “Pontualmente, tentamos organizar atividades outdoor no sentido de manter a coesão de grupo e um bom espírito de amizade entre todos”, realçou Filipe Cordeiro.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

extreme_acad3A iniciativa arrancou com três instrutores. Dois deles estão temporariamente ausentes do Porto, mas, entretanto, juntou-se à equipa uma sargento do Exército Português. Uma das maiores características do projeto é, frisou Filipe, o espírito de camaradagem, desenvolvido em torno da missão de cativar os alunos a praticarem exercício físico ao ar livre.

Experimentar a adrenalina da Extreme Academy

Para se inscreverem nas sessões, os interessados têm apenas de aceder à página oficial da iniciativa e preencher um formulário (disponível em www.extreme-academy.pt.vu). Mas segundo desafiou o responsável, não há nada melhor do que testar uma aventura, comparecendo, às segundas, quartas ou quintas, no Garcia de Orta, pelas 19h30, para um treino gratuito. A Extreme Academy disponibiliza, atualmente, três modalidades de utilização. Através do Pack 30, os intruendos podem realizar todas as ações, durante um mês, por 27 euros. Com o Pack 12, que custa 32, os aventureiros podem participar em 12 aulas, ao longo de três meses. Quando a disponibilidade não é certa, também é possível apostar em treinos isolados, por 3,5 euros.

extreme_acad7“Dia da Sobrevivência”, escalada e rappel

No futuro, a aposta noutras atividades ligadas à vertente militar, nomeadamente escalada, rappel e o Dia da Sobrevivência, faz parte dos planos da Extreme Academy. “Além disso, é nosso intuito criar mecanismos e propostas para que possamos desenvolver dinâmicas de liderança tais como ‘team building’ e ‘coaching’. Por fim, estabelecer parcerias com empresas outdoor a fim de expandir o projeto e realizar outras atividades ‘radicais’”, destacou Filipe Cordeiro, desafiando os portuenses a mostrarem a fibra de que são feitos.

Fotos: Extreme Academy

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem