PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Serralves

Serralves

MANOEL DE OLIVEIRA
Exposição permanente

A Exposição Permanente Manoel de Oliveira ocupa o primeiro e segundo pisos da antiga garagem da Casa de Serralves, adaptada e ampliada por um projeto do arquiteto Álvaro Siza que procurou preservar o caráter e a configuração do edifício existente.
Esta exposição, dividida em duas salas, apresenta, no piso térreo, uma criteriosa seleção de prémios, demonstrativa do modo como a obra de Manoel de Oliveira foi sendo internacionalmente recebida e aclamada pelos principais festivais de cinema. Nesta mesma sala, encontram-se ainda quatro quadros que pertenciam ao universo da intimidade de Manoel de Oliveira e que reencontramos em alguns dos seus filmes mais pessoais. Este núcleo expositivo integra ainda uma seleção de documentação proveniente do acervo de Manoel de Oliveira, integralmente depositado em Serralves.
No piso superior, apresentam-se duas abordagens distintas do cinema de Manoel de Oliveira: um videowall interativo (um grande ecrã tátil) que permite ao visitante explorar pormenorizadamente a vasta obra do realizador português; e um dispositivo composto por cinco telas de projeção que colocam o espetador no centro do filme e onde se exibem, simultaneamente e de forma sincronizada, vários excertos e sequências de filmes de Manoel de Oliveira.
Sendo permanente, esta exposição é, também, uma exposição dinâmica. Além de funcionar como um repositório das atividades desenvolvidas pela Casa do Cinema em torno da obra de Manoel de Oliveira, a exposição será permanentemente renovada e reconfigurada, disponibilizando múltiplas visões do cinema do realizador.

A FLORESTA
Exposição permanente

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

As florestas constituem ecossistemas terrestres fundamentais para a sustentabilidade global. Com a maior diversidade do mundo, conservam o património de milhares de milhões de anos de evolução. A sua gestão responsável contribui para: redução de riscos decorrentes das alterações climáticas e pressão sobre as florestas naturais; fornecimento de serviços ambientais determinantes à vida na Terra; criação de madeira industrial e fibras destinadas a produtos tradicionais; soluções inovadoras em bio produtos; interligação de ecossistemas fragmentados; retenção global de carbono; conservação da biodiversidade, dos serviços ambientais e do bem estar dos seres vivos; controlo de cheias e secas; redução do risco de erosão e proteção de bacias hidrográficas; oferta de alimentos e energia renovável de suporte às necessidades humanas.
Esta exposição convida-nos a conhecer o complexo ecossistema chamado Floresta, numa viagem aos segredos que guardam e nos contam.
Este espaço permanente dedicado à floresta foi criado a partir da cedência, pela Fundação ”la Caixa”, de diferentes módulos da exposição itinerante “A Floresta – Muito mais do que madeira”. A exposição da Fundação ”la Caixa” percorreu, durante um ano, oito cidades portuguesas, somando mais de 148.000 visitantes, podendo atualmente ser visitada na Fundação de Serralves.

Museu de Serralves
Rua D. João de Castro, 210
4150-417 Porto
Telf: 226 156 500
www.serralves.pt

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem