Recheio 2023

Exposição “O Porto em Miniaturas” prolongada até fevereiro

Exposição “O Porto em Miniaturas” prolongada até fevereiro

Presente no Ateneu Comercial do Porto, a exposição “O Porto em Miniaturas”, da autoria de Licínio Sousa, vai ser prolongada até ao último dia do mês de fevereiro. A mostra, composta por réplicas miniaturizadas de 17 monumentos do Porto, espelha a “dedicação de um ourives joalheiro” à cidade e foi prolongada devido à forte adesão do público.

“«O Porto em miniaturas» é o espelho de um só homem, Licínio Sousa. Que depois de se ter feito ourives joalheiro ao longo de uma vida, dedicou o seu apogeu a outro dos amores do seu percurso: a sua terra. O que o levou, já na reforma, a recriar, ano após ano, a Estação de São Bento, a Torre dos Clérigos, o Palácio da Bolsa, a Feitoria Inglesa, a Ribeira e as pontes (incluindo a das Barcas e a Pênsil), os Paços de Concelho, a Livraria Lello, o Café Majestic, o Marégrafo da Foz do Douro e até os pitorescos Sanitários do Passeio Alegre, entre outros marcos portuenses”, lê-se na nota divulgada pelo Ateneu.

Segundo Manuel de Sousa, historiador, especialista na(s) história(s) do Porto, era um vizinho carpinteiro cedia-lhe as madeiras que precisava para elaborar o trabalho, enquanto outro o ajudava a “resolver alguns imbróglios mecânicos ou elétricos” e “a mulher e o filho asseguravam as pinturas”. “Ao cabo de meses e meses de trabalho as peças iam tomando forma. Na sua casa foi construindo um pequeno museu que fazia as maravilhas de todos quantos o visitavam”, recorda.

Muitas vezes, as maquetes incluíam “curiosos pormenores interiores”, como são exemplos a escadaria da Livraria Lello, a Sala da Sessões da Câmara do Porto, o hall da Estação de São Bento ou o Salão Árabe do Palácio da Bolsa, ora iluminados, ora animados mecanicamente, salienta Manuel de Sousa, que será cicerone nalgumas visitas guiadas nesta mostra do Ateneu Comercial do Porto.

“Deixou-nos um património rico na arte do bem trabalhar”, evoca, por sua vez, Inácio Sousa, amigo de longa data de Licínio, que deixou este espólio em homenagem à cidade.

A exposição “O Porto em Miniaturas” pode ser vista de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00. O preço dos bilhetes é de 5€ e estes podem ser adquiridos online, na página oficial do Ateneu.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem