PUB
CMPorto

Exposição inédita sobre a história do Parque da Cidade no Museu do Porto

Exposição inédita sobre a história do Parque da Cidade no Museu do Porto

O Museu do Porto inaugura este sábado, dia 29, pelas 17h30, uma exposição inédita sobre a história e a composição do Parque da Cidade. A mostra coordenada pelo arquiteto autor do projeto, Sidónio Pardal, vai estar patente no Gabinete do Tempo, na Casa do Infante.

Em «Parque da Cidade: Composição da Paisagem» é possível ver várias histórias, entre as quais “a da ambição centenária dos portuenses por um «parque municipal, devidamente arborizado»” e “a da experiência da sua fruição pelos que o visitam”.

Segundo a nota de imprensa, a exposição “apresenta ainda fotografias inéditas de Duarte Belo, ilustrações de James DeTuerk e a visão cinematográfica de André Tentúgal, realizador portuense, sobre o Parque da Cidade”.

Com áreas verdes naturalizadas que se estendem até ao Oceano Atlântico, o Parque da Cidade é exaltado nesta mostra, que estará disponível para visita até 14 de janeiro de 2024.

Paralelamente o «pulmão verde» da cidade do Porto será palco de uma conversa alargada e de uma sessão do ciclo «Um Objeto e seus Discursos», nos meses de maio e junho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A conversa «Fazer e manter o Parque da Cidade», decorre na Casa do Infante na quinta-feira, 11 de maio, às 18h, e será protagonizada por Sidónio Pardal, Francisco Sendas, Gabriela Leite, Liliana Ferreira, Diana Almeida e Celeste Robalo.

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, serão realizadas três visitas à exposição: na quinta e sexta-feira, 18 e 19 de maio, às 11h (orientadas por Joana Alves-Ferreira), e no sábado, 20 de maio, às 15h (conduzida por Sidónio Pardal).

A celebração do Parque da Cidade continua em junho, com uma sessão do ciclo «Um Objeto e seus Discursos» que vai decorrer no próprio local. Já o «O Parque da Cidade: natureza arquitetada» realiza-se no sábado, 3 de junho, às 18h, com Sidónio Pardal e Álvaro Domingues.

O encontro lançará uma nova perspetiva sobre este que é o maior parque urbano do país. A entrada é gratuita, sujeita a inscrição prévia, e limitada a 50 participantes.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem