PUB
Recheio 2024 Institucional

Exposição de Armas Antigas no Porto

A mostra, organizada pelo Departamento de Armas e Explosivos da PSP do Porto, integra uma pistola Luger do rei D. Manuel II, uma Liliput dourada igual à que possuía o ditador Adolf Hitler e armas utilizadas pela PIDE e nas grandes guerras mundiais.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Inaugurada esta terça-feira no Edifício Aljube, no Comando da PSP do Porto, a exposição de armas antigas apresenta cerca de 200 relíquias de meados do século XIX e do século XX, sendo que algumas delas fazem parte da história da PSP, das Forças Armadas Portuguesas e da I e II Guerra Mundial.
O subcomissário Paulo Barros explicou à agência Lusa que na exposição há armas usadas nas grandes guerras mundiais, armas como as utilizadas pelos ‘gangsters’ americanos do tempo da Lei Seca, mas também armas do tempo da Monarquia e que estavam atribuídas a membros da PIDE – Polícia Internacional e de Defesa do Estado, durante o período de ditadura em Portugal do Estado Novo.
Organizada com o objetivo de preservar “memória”, “valor artístico” e “valor museológico”, a mostra apresenta, por exemplo, uma pistola semiautomática Luger “adquirida pela Monarquia e apresentada à Coroa do rei D. Manuel II, em 1906”, conforme consta da etiqueta anexa.
A exposição – de entrada gratuita e patente ao público até 18 de novembro – decorre em paralelo com ‘workshops’ sobre a segurança das armas e com um leilão de armas que reúne revólveres apreendidos pela PSP em operações policiais, mas também fruto de entregas voluntárias.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem