Recheio Natal 2021

Excessos em dezembro dizem “adeus” em janeiro

Excessos em dezembro dizem “adeus” em janeiro

Sabe qual é o número estimado do consumo de calorias no Natal? 6000… Mais do dobro do que é aconselhado num dia normal. Mas não vale a pena desesperar, os excessos são “fruto da época”, afinal quem é que resiste ao cheiro a rabanadas, ao aroma do tronco de natal ou o sabor do bolo rei?

Entre a Ceia de Natal e o Dia de Reis são duas semanas de jantares, sobremesas açucaradas, chocolates, aperitivos e bebidas. Se a esse período adicionarmos os jantares de empresas e amigos antes do Natal, é cerca de um mês a cometer excessos!

A VIVA! ajuda-o, com algumas dicas do que fazer e comer após esta época:

1- Pode parecer estranho, mas evite comer menos do que a quantidade a que o corpo está habituado. Ao reduzir drasticamente a quantidade com a pressa de perder o que ganhou, pode fazer com que coma demasiado novamente, porque poderá ficar com fome ao tentar cortar a ingestão de alimentos.

2- Hidratação é a palavra de ouro. A água irá aumentar a energia, ajudar na concentração, combater o inchaço e eliminar o excesso de sal e açúcar. Bebidas alcoólicas, refrigerantes ou sumos são para evitar, já que estes ajudam a que as refeições sejam mais calóricas.

3- Consumir alimentos naturalmente doces podem ajudar. O corpo acaba por, nos dias seguintes às festas e à habituação ao açúcar, quase que ressacar por doce. Quando lhe apetecer “alguma coisa doce” coma uma peça de fruta, que tem açucares naturais.

4-  A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 minutos de exercício aeróbico por semana. É importante que não nos esqueçamos de fazer desporto: caminhadas longas em passo rápido, nadar, andar de bicicleta, ….

O mais importante mantenha-se atenta tanto à sua saúde mental como à física, o pensamento tem de ser direcionado que as festividades são para serem desfrutadas sem um sentimento de culpa por calorias ingeridas a mais.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=26112021-pli&utm_campaign=pli

Viva! no Instagram. Siga-nos.