PUB
CIN - Branco Perfeito

Ex-combatentes e bailarinos “em guerra” no palco da Casa da Música

Ex-combatentes e bailarinos “em guerra” no palco da Casa da Música

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A peça “Curado”, baseada no centenário da Grande Guerra de 1914-18, estreia amanhã, às 21h00, na Casa da Música.

Ex-combatentes nas antigas colónias portuguesas e alunos do Balleteatro vão estrear amanhã, quarta-feira, na Casa da Música (CdM), a peça “Curado”, que tem como ponto de partida o centenário da I Guerra Mundial.
O título da obra faz uma “evocação simbólica” a António Gonçalves Curado, o primeiro militar português morto em combate, na Grande Guerra de 1914-18. A representação musical – que, segundo explicou Jorge Prendas, do Serviço Educativo da Casa da Música, pretende “assinalar os 40 anos do 25 de Abril e do fim da Guerra Colonial” – parte das memórias vividas por soldados que estiveram presentes na Guerra Colonial. O palco da CdM pertencerá, assim, não só aos bailarinos do Balleteatro, mas também aos membros da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA).
Inserido no ciclo “Música e Revolução”, o espetáculo encena uma vivência de guerra, com a representação de momentos chave como o embarque, a chegada a África, os perigos enfrentados no mato, o rebentamento de minas e as canções de guerra.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem