
A seleção nacional de futebol fez esta terça-feira, 4 de junho, o primeiro teste de preparação para o Euro 2024. Numa partida que colocou frente a frente Portugal e Finlândia, foi a equipa das quinas que levou a melhor.
Ao minuto 17, foi a equipa de Roberto Martínez que se adiantou no marcador. Após um canto cobrado do lado esquerdo do ataque, Vitinha colocou a bola, com conta, peso e medida, na cabeça de Rúben Dias, que fez o 1-0.
O jogo teve sempre domínio português, pelo que a vantagem foi ampliada já nos descontos da primeira parte. Aos 45+4, há penálti na área finlandesa e Diogo Jota, avançado do Liverpool FC, é chamado a converter e não falha: 2-0.
Com uma vantagem confortável, a seleção foi para a segunda parte à procura do terceiro e foi bem sucedida. Isto porque, à passagem do minuto 55, Francisco Conceição assiste Bruno Fernandes que, com um tiro colocado, enviou um “míssil” que só parou no fundo das redes adversárias.
Parecia um verdadeiro “passeio no parque” para a equipa portuguesa, mas a Finlândia não se deixou ficar. Contrariando o favoritismo lusitano, os finlandeses ainda assustaram, ao fazer o 3-1 e o 3-2, num espaço de 5 minutos. O primeiro foi aos 72 minutos, o segundo foi aos 77.
Soaram os alertas junto da equipa portuguesa e acabou por ser restabelecida mais alguma normalidade ao resultado. Face ao grande poderio português, o quarto golo acabaria por chegar, por intermédio de Bruno Fernandes, aos 84 minutos.
No último golo do jogo, a receita foi mais uma vez a mesma. Francisco Conceição a assistir e Bruno Fernandes só teve de “passar” a bola para a baliza, num remate com pouca força mas bem colocado.
Está feito o primeiro teste antes do Euro 2024. Seguem-se mais dois jogos particulares com a Croácia, no sábado, 8 de junho, e com a Irlanda, na terça-feira, 11 de junho. O primeiro jogo para o Euro 2024 é no dia 18 de junho, diante da Chéquia.