CIN - Branco Perfeito

Estudo Botox

Estudo Botox

De acordo com o responsável, o método “é muito mais eficaz do que os tratamentos que já existiam”, sendo que os médicos estavam já a utilizá-lo, de uma forma não aprovada, “mas com autorização das comissões de ética dos hospitais”. A investigação, publicada no European Urology Journal, levou à aprovação do uso da toxina botulínica, vulgarmente designada de botox, no tratamento da incontinência urinária, reconhecendo-lhe ainda a capacidade de proteger os rins.

Ao longo do estudo, a equipa de trabalho avaliou uma amostra de 275 pacientes que reportaram, em média, 33 episódios de incontinência urinária por semana. Com idades compreendidas entre os 18 e os 80, os doentes avaliados sofriam de esclerose múltipla ou de lesões na medula-espinhal. Um terço da amostra foi injetada de forma minimamente invasiva com 200 mg de botox, outra parte recebeu 300 mg e ao terceiro grupo foi administrado um placebo.

botox2Duas semanas depois, os investigadores registaram uma melhoria significativa dos sintomas nos pacientes injetados com toxina botulínica. No final das seis semanas, 38% dos pacientes tratados com 200 mg de botox e 39% dos doentes que receberam 300 mg dessa substância já conseguiam controlar integralmente a sua vontade de urinar.

Estudo revela dose ideal a administrar

Graças ao estudo, a equipa médica conseguiu ainda definir a dose ideal a administrar aos pacientes. “Embora as duas doses tenham sido bem toleradas, sem diferenças clínicas relevantes na eficácia ou duração do efeito, os resultados sugerem que a dose de 200 mg apresenta benefícios em termos de segurança”, esclareceu Francisco Cruz.

A investigação liderada pelo médico português foi a maior realizada para a avaliação da eficácia e segurança do uso do botox na incontinência urinária, tendo reunido 63 centros de investigação. O método de tratamento já foi aprovado nos Estados Unidos da América e em vários países da Europa, como França, Portugal, Irlanda, Finlândia e Reino Unido.

Mariana Albuquerque

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/menu-dia-dos-namorados-3/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=diadosnamorados&utm_campaign=menudochef