PUB
Recheio 2024 Institucional

Estúdios Rangel

Estúdios Rangel

Os Estúdios Rangel são o mais recente estabelecimento a integrar o programa «Porto de Tradição» da Câmara Municipal. Com 58 anos de história, este espaço foi criado por José Fortes e Fernando Rangel, tornando-se o primeiro, na cidade do Porto, dedicado exclusivamente à captação e gravação de áudio.

A falta de locais próprios para gravação fez com que os dois profissionais da área decidissem avançar, em 1965, para o primeiro estúdio de gravação de áudio na Rua de Santos Pousada.
O espaço encontrado foi adaptado e tratado acusticamente “para depois darem início a uma série de ensaios e experiências na captação de som, voz e instrumentos, que usaram para aprimorar a técnica e a prática”, conta a responsável, Cláudia Rangel.

“Foi nesta altura que também adquiriram aquele que seria, na altura, o primeiro gravador stereo em Portugal, tendo montado o estúdio de uma forma profissional e arrojada, sendo que, durante longos anos, foi o único estúdio no norte do país com um sistema compatível com a RTP”, revela.

Pelas suas características e funcionalidades os Estúdios Rangel eram um local de passagem obrigatória “para todos os que atuavam na televisão”, numa época “em que não se praticava a gravação do som em direto nos programas televisivos”.

Cláudia Rangel refere que inicialmente existiram muitas dificuldades às quais se somaram “o o serviço militar obrigatório – e quase em simultâneo – dos dois sócios”. No final José Fortes estabeleceu-se em Lisboa, “com o convite para dirigir os estúdios da Rádio Triunfo” e Fernando Rangel “assumiu a sociedade e continuou à frente dos estúdios até ao seu falecimento, em 2011”.

Nos dias de hoje os Estúdios funcionam “de forma aberta e são aquilo que se designa um estúdio comercial, trabalhando com produções próprias, ou externas, com produtores e técnicos independentes, dando resposta às necessidades atuais e ao panorama da produção musical”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Além das produções musicais, este espaço sempre ofereceu “um vasto leque de serviços áudio”, nomeadamente a gravação e produção “para os mais diversos fins”. Atualmente continuam a fazê-lo e a expandir a oferta “em serviços como a captação áudio, gravação em exterior, gravação vídeo, transcrição, restauro de áudio, etc”, explica a responsável.

Para Cláudia Rangel aquilo que distingue os Estúdios Rangel “é a qualidade e exigência” que é colocada em cada trabalho e serviço prestado. “Independentemente da dimensão, do orçamento” ou de com quem trabalham, o resultado final “não é comprometido”.

Os artistas que passam pelo espaço reconhecem-lhe o valor histórico e legado que ali se respira. Todos afirmam ter “uma sensação de pertença e conforto”, que se trata de “uma casa bonita e acolhedora, onde se sentem bem, e que se reflete no trabalho que aqui desenvolvem”.

O balanço de tantos anos só pode ser, assim, “positivo”, por tudo o que ali “foi realizado, por todos aqueles” que por ali “passaram, e que assim construíram este legado”. “É um balanço de honra e orgulho e de uma grande responsabilidade. Para o futuro esperamos perpetuar esta história e continuar a construí-la, como temos feito na criação e produção sonora da cidade do Porto e do Norte do país”, sublinha.

Fazer parte «Porto de Tradição» “é um reconhecimento da relevância histórica e pertinência” do que trabalho desenvolvido, que “se traduz num compromisso” que assumem “com a cidade e que brevemente se materializará numa oferta diferenciada” que pretendem “colocar no mercado”.

Estúdios Rangel
Rua da Póvoa 453, Porto
Contacto 935 609 761

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz