PUB
Santander Saúde

Estúdio de design portuense conquista Leão em Cannes

Estúdio de design portuense conquista Leão em Cannes

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
“Troll” é o nome do projeto vencedor, criado para uma empresa de pós-produção de cinema alemã através da tecnologia de ‘motion capture’.

O “This is Pacifica”, estúdio de design de comunicação criado por Filipe Mesquita, Pedro Serrão e Pedro Mesquita, localizado na cidade do Porto, venceu um Leão de Bronze no Cannes Lions International Festival of Creativity, considerado o mais significativo festival de criatividade, publicidade e design.
O galardão foi conquistado através de “Troll”, projeto de branding criado para uma empresa de pós-produção de cinema alemã, que utilizou a inovadora tecnologia de ‘motion capture’. Segundo explicaram os premiados, ‘motion capture’ é “um processo de gravação de movimento e transposição do movimento num modelo digital”. De sublinhar que se trata do primeiro troféu assegurado por Portugal neste certame, numa altura em que o ateliê de design tinha sido também premiado, recentemente, no “Art Directors Club of Europe”.
O trabalho desenvolvido parte do nome próprio do cliente – Felix Trolldenier – potenciando “um imaginário singular e figurativo, com personalidade própria”. Em comunicado enviado às redações, o estúdio explicou que, apesar de, à primeira vista, parecer negativo, o nome insólito do cliente acabaria por revelar-se uma “mais-valia”, tendo sido abreviado e transformado em marca. “A identidade baseia-se na figura do Troll. Usámos a tipografia como um elemento figurativo e demos-lhe personalidade e expressão. Um logotipo reativo, temperamental e carismático”, descreveram os vencedores. O passo seguinte foi o de utilizarem a tecnologia de motion capture (usada em filmes como Avatar, Senhor dos Anéis, Tintin), que permitiu replicar movimentos reais, associando-os à tipografia usada na identidade e aproximando a performance de um ator à de uma personagem. Desta forma, o “This is Pacifica” conseguiu afastar-se da ideia de monstro, criando uma personagem “divertida, emocional e real”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil