PUB
Philips S9000

Estudantes universitários recolheram 150 quilos de plantas infestantes

Estudantes universitários recolheram 150 quilos de plantas infestantes

Como é frequente dizer-se, não há planeta B, sendo que todos vivemos numa espécie de aldeia global que precisa, mais do que nunca, da colaboração de todos nós. Foi com esse espírito de missão que 20 estudantes e colaboradores da Escola Superior de Saúde Santa Maria (ESSSM) recolheram 150 quilos de plantas infestantes, no Parque do Covelo.

Numa ação de louvar, levada a cabo pela comunidade estudantil da ESSSM, o objetivo principal da intervenção referida foi arrancar, manualmente, as folhas da planta Croscosmiiflora “Lucifer”, assim como os seus respectivos bolbos.

Trata-se de uma iniciativa que se encontra ao abrigo do programa Campus Sustentável, do estabelecimento de ensino referido, que se encontra englobada na semana de receção aos caloiros da Universidade do Porto (UP).

Dessa forma, pretende-se consciencializar os jovens para a necessidade de preservar o ambiente, através do controlo de plantas invasoras, potencialmente nefastas para a zona envolvente e que merecem a máxima atenção do município, que tem feito “esforços no sentido de erradicação dessas plantas, através da substituição por plantas autóctones”, tal como refere o portal de notícias da Câmara do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No caso desta planta em específico, a mesma fonte de informação destaca a “enorme taxa de reprodução, o que lhe confere vantagens frente às demais plantas pelo que, rapidamente, vai ocupando o terreno, impedindo o desenvolvimento de outras espécies”.

A iniciativa que foi concretizada pelo corpo estudantil da Escola Superior de Saúde de Santa Maria, no Porto, foi responsável pela eliminação de cerca de 150 quilos de plantas não desejadas.

Foto: DR / Porto.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce