O que faz da cidade do Porto um local de magia incomparável é o facto de ter, nas suas raízes, nos seus estabelecimentos, e mais do que tudo, nas suas pessoas, anos e anos de história, que não deixam ninguém indiferente.
Se é um tripeiro de gema, muito provavelmente já terá ouvido falar nos Estofos Carla. Aliás, tripeiro e não só, na medida em que se trata de um espaço que está habituado a trabalhar com todo o tipo de público e não só com a “prata da casa”. No entanto, não nos adiantemos. Que tal começar pelo início?
Ora bem, os Estofos Carla abriram há cerca de 50 anos e foi aberto pelo atual dono do estabelecimento. Ao todo, são 5 décadas ininterruptas, todas elas dedicadas a um negócio que, hoje em dia, de acordo com o próprio, “é muito diferente, dado que antigamente se fazia muitos sofás de couro”, condição essa que, atualmente, não se verifica tanto.
Isso não significa que, nos Estofos Carla, não se continuem a fazer esse tipo de trabalhos, no entanto como o responsável pelo espaço adianta, nos últimos anos “[dedicou-se] mais aos restauros de madeira”. Aliás, quem entrar no próprio espaço que o diga!
No que toca à história do espaço, esta abriu imediatamente depois do 25 de abril. Numa fase inicial, os clientes eram essencialmente de revenda, depois o foco começou a incidir em clientes particulares, constante essa que se continua a manter, atualmente.
Falar nos Estofos Carla é, também, ao mesmo tempo, falar num negócio familiar, que junta pai e filho. Para além dos dois, o proprietário refere que conta, ainda que pontualmente, com a ajuda da esposa e do cunhado que, não raras vezes, passam pela porta 84 da Rua do Passeio Alegre, para colaborar.
Não só pelas pessoas que colaboram no estabelecimento, mas também pelo nome do mesmo, sente-se de forma evidente a presença daquilo que é mais importante: a família. Posto isto, porquê dar o nome “Estofos Carla”? A resposta é simples. O espaço tem a referida designação, na medida em que a filha do proprietário se chama Carla, tratando-se, portanto, de uma bonita homenagem.
Em relação ao que pode encontrar, mais uma vez, não há como enganar: restauros de tudo. “Sofás, cadeiras, madeira, peças antigas”, é só escolher. O dono refere, ainda, que o que diferencia o espaço é o facto de ser tudo feito de forma artesanal, com o máximo primor e empenho, face a outros espaços mais industrializados em que a atenção ao pormenor e ao detalhe é muito menor do que nos Estofos Carla, onde todo o atendimento é personalizado.
Desta forma, é seguro apostar que se recorrer a serviços dos Estofos Carla, irá sair bem impressionado e contente com o produto final. Segundo o responsável, quem visita o estabelecimento apenas diz o melhor, “até porque se fosse sucateiro já estaria fechado. Se trabalhasse mal e tivesse preços exorbitantes já não estava aqui, certamente. Temos uma boa qualidade-preço e ótimos materiais”, assegura o dono.
No que toca à importância de estar abrangido pelo programa Porto de Tradição, o responsável considera que se trata sempre de “uma mais valia” que ajuda o negócio, face ao maior número de pessoas que vê a loja e procura os serviços da mesma. “Em certas ocasiões, a procura aumentou”, conclui o proprietário.
Quanto a futurologias, nada como recorrer à gíria futebolística, que nos diz que em equipa que ganha, não se mexe. Assim sendo, o objetivo passa por manter este emblemático estabelecimento, que, por si só, já é sinónimo de qualidade e de confiança por parte do público.
Estofos Carla
R. do Passeio Alegre 84, Porto
Contacto: 933 144 751