PUB
PD - Revista Sabe Bem

Este sábado há uma Maratona de Violoncelistas no Porto

Este sábado há uma Maratona de Violoncelistas no Porto

No dia 8 de julho, sábado, celebra-se a vida e o legado da aclamada violoncelista portuguesa Guilhermina Suggia. Entre as 10h30 e as 13h00, em vários espaços da Casa da Música, no Porto, a Maratona de Violoncelistas vai fazer ecoar o som deste que é um dos mais famosos instrumentos de cordas.

“A solo ou em diálogo musical, através de pequenos agrupamentos ou ensembles, jovens violoncelistas de diferentes idades, alunos de escolas de música, apresentam-se com repertórios variados nesta nova edição da Maratona de Violoncelistas”, anuncia a organização em comunicado.

Guilhermina Suggia, natural da freguesia de S. Nicolau, no Porto, apresentou-se ao público com apenas sete anos tendo integrado o célebre Quarteto Moreira de Sá aos 13. Através de uma bolsa de estudos, atribuída pela Rainha D. Amélia, estudou com Julius Klengel no Conservatório de Leipzig, na Alemanha, em 1901.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Sendo também reconhecida pelo “duo ibérico” que formou com Pablo Casals, entre 1906 e 1913, foram as suas interpretações e gravações que a permitiram ser “uma das raras mulheres do seu tempo a fazer carreira internacional como solista”.

De referir que, no final dos anos 40, Suggia “assumiu a direcção do naipe dos violoncelos da recém-criada Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, desempenhando um importante papel pedagógico” e tornando-se, assim, uma das figuras mais importantes daquela época tendo inspirado, até hoje, os jovens aspirantes a violoncelistas.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem