Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Este fim de semana há música na Bouça e teatro na Praça da Corujeira

Este fim de semana há música na Bouça e teatro na Praça da Corujeira

Perto de terminar a primeira parte da programação deste ano, o Cultura em Expansão apresenta o concerto Jérôme Noetinger & a dupla @c, na Associação de Moradores da Bouça, e a peça “O vaqueiro que não mentia”, na Praça da Corujeira.

Além de ser uma figura central na improvisação europeia, Jérôme Noetinger é também “compositor, improvisador e artista sonoro, focando o seu trabalho em mecanismos eletroacústicos”, descreve a empresa municipal, Ágora.

Na sua lista de colaborações, destacam-se nomes como Lionel Marchetti, Lê Quan Nihn, Emmanuel Petit, Michel Doneda e Keith Rowe.

Por seu turno, @c é o nome com que assina a dupla composta por Miguel Carvalhais e Pedro Tudela que, desde 2000”, trabalham no desenvolvimento “de música, arte sonora, instalações e performances sonoras ou audiovisuais”.

A prática de ambos é “marcada por uma experimentação radical entre o som e os computadores” e tem vindo a ser apresentada, aos longo dos anos, “em diversos contextos associados à arte contemporânea”. Esta sexta-feira, dia 22, numa “colaboração inédita”, atuam na Bouça, às 19h30.

No sábado, dia 23, às 17h, a aposta recai no Teatro Tuk-Tuk, que, segundo a Ágora, se trata de “uma estrutura teatral móvel e de marcante impacto visual”.  Esta vai buscar como referências elementos históricos associados aos veículos urbanos icónicos e ao teatro de rua.

O Teatro Tuk-Tuk “é uma espécie de abrigo de contos da cultura oral, presentes no repertório das companhias de marionetas que atuavam nas feiras itinerantes do século XX, muito comuns em Portugal”.

A Praça da Corujeira é o local escolhido para apresentarem o espetáculo “O vaqueiro que não mentia”, uma “história popular portuguesa muito antiga, que figura sob diferentes nomes em diversos pontos do país, mas também além-fronteiras, em Espanha e no Brasil”.

Recorde-se que a entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia da sua realização, a partir de uma hora antes do início.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem