A Câmara Municipal do Porto, através do Museu do Porto, vai reinstalar a emblemática estátua d’O Porto, seguindo o projeto do arquiteto Fernando Távora, na Antiga Casa da Câmara, no Terreiro da Sé. A estátua bicentenária, “simbolo do poder municipal”, regressará “a casa” esta quarta-feira, dia 10 de janeiro, às 16h00.
“A reinstalação d’O Porto na zona frontal da recentemente reaberta Antiga Casa da Câmara respeita o princípio do projeto do arquiteto Fernando Távora. A estátua bicentenária regressa à localização proposta pelo arquiteto, considerando apenas um ligeiro afastamento em relação ao exato ponto original, para permitir uma melhor leitura e, simultaneamente, uma maior visibilidade a partir do Terreiro da Sé”, afirma a autarquia em comunicado.
A cerimónia de reinstalação contará com a presença de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.
“O Porto é da autoria do escultor João de Sousa Alão e do mestre pedreiro João da Silva, a quem foi encomendada em 1818, e é símbolo do poder municipal. Representa o guardião da cidade do Porto, um guerreiro trajado à romana, sobrepujado por um dragão e empunhando uma lança”, recorda.
Depois de passar por diversos pontos da cidade, como o Paço Episcopal, os Jardins do Palácio de Cristal, a Muralha Fernandina e a Praça da Liberdade, a estátua “O Porto”, “originalmente concebida para o edifício dos Paços do Concelho, na Praça Nova”, vai pousar na Antiga Casa da Câmara, agora incluída no projeto cultural do Museu do Porto, conforme o projeto do arquiteto Fernando Távora, integrada na programação das comemorações do centenário do seu nascimento.
Foto: Ágora