PUB
Recheio 2024 Profissional

Estado quer criar zona de proteção da Casa Manoel de Oliveira

Estado quer criar zona de proteção da Casa Manoel de Oliveira

De acordo com o Diário da República desta terça-feira, a entidade revela a intenção de propor ao Secretário de Estado da Cultura a “fixação da ZEP da Casa e Jardim da Rua da Vilarinha, números 431 a 475, também denominada Casa Manoel de Oliveira”. O objetivo do presidente da DGPC é o de fazer com que o património situado na envolvente disponha do mesmo nível de proteção da casa do cineasta centenário. No caso de, durante 15 dias úteis, os interessados não apresentarem “quaisquer observações” sobre o processo, a ZEP assumirá proteção legal.
Informações disponibilizadas no sítio da Internet do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico do Estado (IGESPAR), que foi inserido na DGPC, esclarecem que a Casa Manoel de Oliveira está “em vias de classificação”. No projeto da habitação trabalharam “três grandes vultos do modernismo português”: José Porto foi o arquiteto responsável pelo projeto da casa, Viana de Lima ficou com a responsabilidade do projeto de interiores e Cassiano Branco com o dos espaços exteriores.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem