PUB
Junta da Galiza

Estação Litoral da Aguda: há 20 anos a mostrar o fundo do mar

Estação Litoral da Aguda: há 20 anos a mostrar o fundo do mar

A 1 de julho de 1999, a Estação Litoral da Aguda, em Vila Nova de Gaia, abria as suas portas ao público, com a ajuda de um alemão – Mike Weber – que se apaixonou por uma praia repleta de barcos, pescadores e muitas histórias para contar. Esta segunda-feira, data em que o espaço comemora o seu 20º aniversário, é apresentado o “Novo Guia da Estação Litoral da Aguda”, da autoria do seu fundador.

A Estação Litoral da Aguda (ELA) integra um Museu das Pescas, um espaço que exibe equipamento antigo e recente, um aquário que mostra a fauna e a flora aquáticas locais, sobretudo marinhas, e um Departamento de Educação e Investigação dedicado à biologia e ecologia marinhas, aquacultura e pesca artesanal.

Em 20 anos, o espaço nunca fechou portas, “nem aos domingos e feriados”, tendo sido visitado por 400 mil pessoas. Em comunicado, a Câmara de Vila Nova de Gaia afirma que, desde 2006, a ELA está envolvida na investigação científica sobre o lavagante europeu, um projeto de marcação, recaptura e cultivo, a longo prazo. Até ao momento, foram lançados 400 lavagantes marcados ao mar e a taxa de recaptura atingiu os 10%, dados que servem para calcular o crescimento em ambiente natural.

A ELA desenvolveu já dez programas de educação ambiental para todos os níveis pedagógicos e todas as classes etárias. Relativamente ao ensino superior, vinte gerações de alunos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) tiveram aulas na ELA e foram orientadas dez teses de mestrado e dois doutoramentos.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De referir que o espaço passou, em 2013, para alçada da empresa municipal Águas de Gaia.

Esta segunda-feira, pelas 21h30, será lançado o “Novo Guia da Estação Litoral da Aguda”, da autoria do seu fundador, Mike Weber. A obra reúne toda a informação relevante sobre a ELA em três línguas: português, inglês e chinês. O livro apresenta o Museu das Pescas, o Aquário e o Departamento de Educação e Investigação, bem como as iniciativas de conservação da natureza e outras atividades. Faz, ainda, referência a dois projetos em que a ELA vai estar envolvida nos próximos anos, nomeadamente o «Portinho da Praia da Aguda» e o «Centro de Mergulho e Talassoterapia da Aguda».

Foto: CM Vila Nova de Gaia

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem