CM Matosinhos

Esta quinta-feira há um eclipse do Sol

Esta quinta-feira há um eclipse do Sol

No dia em que se assinala o Dia de Portugal, 10 de junho, vai haver um eclipse anular do Sol, que será visível como eclipse parcial em todo o território português, informou o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). 

O fenómeno terá início no Porto, pelas 9h48, e terminará às 11h33. Já em Coimbra, iniciar-se-á à mesma hora, e prolongar-se-á até às 11h28. Em Lisboa e em Faro, o evento será um pouco mais curto, arrancando, respetivamente, às 09h47 e às 09h51 e terminando às 11h21 e 11h10.   

Um eclipse lunar, note-se, acontece quando a Lua cobre o centro do Sol, mas fica visível um anel da estrela. 

Segundo explica o Observatório, “a sombra da Lua sobre a Terra, ou seja a região onde o eclipse é anular, vai percorrer uma trajetória do nordeste da América do Norte ao nordeste da Ásia, atravessando a Gronelândia e oceano Ártico” e a duração da anularidade é de 3 minutos e 48 segundos.  . 

O eclipse será visível do nordeste da América do Norte, Europa, do norte da Ásia e do Oceano Atlântico norte. No entanto, será pouco percetível na maioria do território continental, uma vez que “as percentagens de área solar coberta são muito baixas, variando entre 4% e 10% no continente e sendo de 30% nos Açores e de 6% na Madeira”, sublinha. 

Durante o fenómeno, a observação do Sol “pode ser perigosa”, razão pela qual, o OAL pede especial atenção. “Seja cuidadoso, certifique-se que conhece todos os perigos e as formas seguras de observar o sol e informe, ajude, quem não sabe”, alerta. 

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/este-verao-a-sabe-bem-viaja-ate-ao-algarve/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=140721-ta5&utm_campaign=sabebem62

Viva! no Instagram. Siga-nos.