PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Está inaugurado o primeiro parque temático de Gaia. Veja as imagens

Está inaugurado o primeiro parque temático de Gaia. Veja as imagens

Foi inaugurado esta quinta-feira em Vila Nova de Gaia o primeiro de 12 parques temáticos que estão a ser desenvolvidos pela autarquia. Intitulado «A Volta ao Mundo em 80 Dias» fica no Parque da Lavandeira e está orçado em mais de 800 mil euros.

Presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Vítor Rodrigues, afirmou que os parques foram idealizados “propositadamente para os mais pequenos”, com o objetivo de promover a leitura.

“Um parque tradicional tem de facto um ar bonito e de brincadeira, mas acredito que quem aqui vier, depois de fazer o circuito e tentar perceber as inscrições que estão no chão, irá ter vontade de ler um livro”, disse.

O autarca referiu que o Parque da Lavandeira já apresentava alguns sinais de “degradação” e esta obra acaba por ser também “reocupação”, estando ainda previsto, “nas próximas semanas a colocação de um miniparque junto ao labirinto”.

A construção dos vários parques temáticos vai acontecer parques “por todo o território” do concelho, “desde o centro até zonas mais interiores”. “Temos previstos parques e temas específicos, em alguns casos o mais adequado possível à realidade local”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O presidente da Câmara de Gaia afirmou que a ideia será que exista, no futuro, “um cartão ou um livro”, onde seja possível “carimbar os vários parques” por onde os mais pequenos já passaram como também os livros que já leram.

Ou seja, assim que tiverem desfrutado do Parque «A Volta ao Mundo em 80 Dias» registem isso mesmo e leiam o livro com o mesmo titulo.

Outro dos objetivos “é um dia termos aqui uma estante com alguns livros, seja para serem lidos pelos filhos ou pelos pais”, revelou ainda o autarca gaiense.

Recorde-se que este parque contempla dois equipamentos lúdicos e escultóricos, nomeadamente um balão gigante e um avião, sendo este recriado com base no romance de Júlio Verne.

As estruturas remontam aos séculos XVIII e XX, com enigmas que levarão os usuários reconhecer a narrativa da história original.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem