Até domingo, dia 4 de fevereiro, está em cena uma peça em homenagem às minas de São Pedro da Cova. O espetáculo, patente no Teatro Carlos Alberto, no Porto, conta com testemunhos reais e histórias pessoais dos mineiros e das suas famílias, numa forma de alerta numa altura em que estão a ser projetadas novas minas (“não de carvão, mas de lítio”).
“Depois de ter estreado A Mina (2022), baseada em histórias sobre a mina de carvão de São Pedro da Cova e a vida dos seus mineiros, a Companhia Hotel Europa decidiu escavar mais fundo e criou uma segunda peça: Tribunal Mina (2023)”, lê-se no comunicado enviado à VIVA!.
Segundo a mesma fonte, esta é uma obra que explora “os problemas ambientais provocados pela deposição nas antigas galerias, em 2001, de toneladas de resíduos tóxicos provenientes da Siderurgia Nacional e ainda hoje não totalmente removidos”.
O elenco, que conta com atores da comunidade local, dá voz às “histórias pessoais dos mineiros e das suas famílias com diversos tipos de registos documentais” e, através da encenação de um tribunal, “concretiza o julgamento que nunca aconteceu, criando uma forma de justiça social através da ação artística”.
A obra visa alertar a população, uma vez que – na vida real – estão a ser projetadas novas minas, “não de carvão, mas de lítio”.
“A Mina” e “Tribunal Mina” estão em cena, em várias sessões intercaladas até domingo, sendo que o valor dos bilhetes varia entre os 5 e os 10 euros, de acordo com a promotora.
No dia 4 de fevereiro, às 16h00, há uma sessão dupla que apresenta os dois espetáculos, com uma hora de intervalo entre si. Os bilhetes já estão à venda, pelo preço único de 10 euros.
Foto: Divulgação